Diretoria Reúne-se com Conselho Consultivo

Com o objetivo de preparar física e psicologicamente os associados para o Caminho de Santiago de Compostela, em 2004, um grupo piloto liderado pela então presidente Maria Zilda Staub mapeou as trilhas usadas por pescadores e surfistas, traçando o que viria a ser o Caminho da Ilha, além de determinar as distâncias diárias e os locais de pernoite. Meses depois, iniciava-se o primeiro evento, congregando um só grupo de associados.

Cada diretoria subsequente acrescentou ao Caminho da Ilha elementos úteis (folhetos de divulgação e orientação, credencial, certificado, camisetas, chapéu, sacola, ‘button’, lanche, carro de apoio, dois grupos simultâneos) que resultaram na atual estrutura. Esta foi a razão de a atual diretoria ter convidado o Conselho Consultivo, formado pelos ex-presidentes, a expor seus pontos de vista pessoais sobre o Caminho da Ilha, na tarde do dia 12 de dezembro. Estiveram presentes os conselheiros José Luiz Ferreira, José Alves e Rudi Zen (Maria Zilda é conselheira e também tesoureira da atual gestão).

Conclusões

O entusiasmo dos conselheiros ao se manifestarem foi visível, mesmo quando suas opiniões eram divergentes, pois tanto eles quanto os diretores tinham como foco comum o bem da Associação.
E quais conclusões?

1. O objetivo do Caminho da Ilha continua sendo a prática da caminhada e, consequentemente, também uma forma de preparação para o Caminho de Santiago.

2. O Caminho da Ilha deve manter seu traçado original e completo de oito etapas – seguindo o contorno da Ilha de Santa Catarina – e ser feito à pé.

3. Cada diretoria decidirá o número de eventos anuais. Porém, o Caminho da Ilha deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano.
4. O cliente preferencial sempre será o associado, mas nada impede que não associados participem.

Voluntários

Assim como é voluntário o trabalho dos diretores e conselheiros, outros associados tem-se mostrado igualmente solidários, dispondo-se a contribuir com seu tempo e esforço para o bem comum nas mais variadas atividades de planejamento, organização e realização do Caminho da Ilha, já conhecido nacionalmente pelos apaixonados por caminhadas por sua eficiência e calor humano. A estes, o agradecimento dos diretores e conselheiros.