Caminhada Braço do Norte/SC

2015-03-14e15_Braco-do-Norte_abertura

14 e 15 de março de 2015

A primeira atividade do ano reuniu 54 associados dispostos a caminhar por trilhas e estradas rurais em Braço do Norte, de 14 a 15 de março. A história da cidade inicia na segunda metade do século XIX, com a vinda de colonos alemães, italianos e português em terras doadas pelo Imperador Dom Pedro II. Situado num ponto estratégico entre a serra e o litoral, possibilita o acesso a Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo s Branco. Hoje atrai visitantes por suas paisagens e atrativos culturais, econômicos e históricos que preserva.

A ACACSC apoiou de imediato a iniciativa da associada Maria Cirlene Cordioli de fazermos este passeio, tendo como ponto de apoio o sítio da família Cordioli, e contou com o irrestrito apoio de seus irmãos e irmãs e do casal associado José Alves e Maria Pesavento Pereira.

Saímos de Florianópolis até Braço do Norte, onde fomos recepcionados com um excelente café da manhã no sítio, deixando-nos dispostos para a primeira caminhada – de 20 quilômetros – por estradas rurais, passando pela tríplice divisa dos municípios de Braço do Norte, Orleans e São Ludgero, guiados pela Cirlene.

Mesmo acostumados a longas e difíceis caminhadas, sofremos com a inclemência do sol, fazendo-nos parar de quando em quando à sombra das árvores. Valeu pelo caminho em si, pela paisagem e pela boa companhia. Parados ou andando a conversa fluía fácil, numa amostra de afinidades entre os caminhantes.

À noitinha voltamos à casa da família anfitriã, onde os “chefs” José e Maria preparavam um prato mineiro: uma quirelinha com costela suína, pouco conhecida da maioria dos associados. É provar, gostar e repetir. Sim, sim, havia vinho de boa qualidade para acompanhar. Relaxados, alimentados, só faltava cantar. E foi o que se fez por bom tempo. Depois, cama e um sono reparador.

Domingo amanheceu nublado; melhor para caminhar. Desta vez por uma por uma antiga rota dos imigrantes (cerca de 15 km), trazendo um pouco de vivência histórica ao grupo. Quando o sol apresentou-se com vigor, a caminhada foi chegando ao fim, e o grupo retornou ao sítio.

O almoço foi preparado pela família Cordioli: frango com polenta, aipim, macarrão caseiro e salada de alface e rúcula, quase tudo colhido no sítio. É outro sabor, esse, de interior, natural e sem aditivos. Mais saudável, nutritivo. Valeu, amigos! Obrigado, família Cordioli. Obrigado Cirlene. Foi maravilhoso!


Fotos: Luiz Fernando Barazzutti

Detalhes do Evento