Uma Caminhada Diferente em Biguaçu

2015-07-11_Caminhada-Biguacu_abertura

Uma Caminhada Diferente!

Catarina Maria Rüdiger

O que parecia ser um dia de chuva intensa foi exatamente o contrário, um dia maravilhoso de sol, céu azul e muito calor, aliado ao calor humano dos associados e convidados. Na chegada, alguns participantes confirmaram que não conheciam Biguaçu, então foi muito bom apresentar a cidade vizinha que tem do morro da Boa Vista e da parte litorânea, um olhar para a capital, Florianópolis.

Após um café na padaria, foi organizada na praça a roda para os avisos e oração que foi feita através do cantar peregrino, um poema de nosso associado Lourival Souza – Santiago, nosso Caminho, nosso Rumo, nossa Fé … Nosso Caminho maior é o Caminho Interior …

Na visita à Igreja Matriz São João Evangelista, chamou a atenção de todos uma belíssima obra de arte, a imagem do Arcanjo São Miguel que foi recuperada em 2012 depois de um furto de 30 anos.

Seguimos para a caminhada até o Recanto Silvestre pela passarela de pedestre, sobre a BR 101, outro visual da cidade, até o Centro de Tratamento, uma iniciativa do Instituto Kairós – Prevenção, Recuperação e Estudos em Dependência Química, que tem como idealizador e coordenador o padre Luiz Prim que acompanha eventos de nossa Associação desde a sua fundação em 1999. Para o enfrentamento da doença da adicção utilizam a terapia Cognitivo-Comportamental e a Metodologia dos 12 Passos dos Grupos de Entre Ajuda.

Na Capela, houve uma palestra sobre o trabalho desenvolvido naquele espaço de tratamento. Os residentes participaram com depoimentos sobre a vivência no Centro de Tratamento e um residente disse que considera aquele espaço uma maternidade onde quer renascer para a vida. Inácio falou sobre o Caminho de Santiago como uma forma de vida simples, de reflexão e de aprendizado. Apresentei minha participação como voluntária naquele Instituto, juntamente com Adriana Füchter ali presente, na área de fotografia, como uma forma de Educação do Olhar. Ligia Maria apresentou o livro Olhar Peregrino e fez a doação do mesmo para a biblioteca do Instituto, recomendando aos residentes a sua leitura.

A natureza no entorno é aprazível. Água, fauna, flora mantém uma boa relação com o visual da paisagem que torna o ambiente acolhedor para a vida dos residentes, voluntários e visitantes que ali comparecem. Naquele dia esplêndido, seguimos para a segunda parte da caminhada até a gruta Nossa Senhora de Lourdes, no morro da Boa Vista. Padre Prim acompanhou o grupo, num curto tempo, fornecendo mais informações sobre o trabalho desenvolvido. Apresentou a obra que está sendo construída para um melhor atendimento aos residentes.

Neste caminhar, chegamos à gruta, um oásis para o caminhante que encontra um ambiente de silêncio, de verde, de água e as imagens que lembram a aparição de Nossa Senhora de Lourdes à Bernadete Soubirous. Ali o ambiente convida a oração, reflexão, meditação e gratidão.

Todas as atividades foram devidamente fotografadas e muitas imediatamente enviadas às redes sociais. Retornamos ao Recanto para um saboroso almoço preparado com muito carinho pela equipe de cozinha que é rotativa e recebe regularmente orientações de gastronomia e manipulação de alimentos.

Este dia de convivência foi uma forma de partilhar com este grupo que está em processo de recuperação da dependência química e constatar que pode haver solução para os que buscam uma melhor forma de vida.

Caminhar é um ingrediente fundamental na vida do peregrino. Esta, encerrou as atividades de preparação ao Caminho de Santiago de Compostela na gestão 2013/2015. Agora, partiremos para a Assembleia Geral que elegerá a Nova Diretoria.

Gratidão sempre, a participação e dedicação de todos da Família ACACSC em todos os eventos nestes 2 anos de atividades.


Fotos: Catarina, Clara e Suzete

Detalhes do Evento