Caminhada Inaugural – Caminho Brasileiro – Noticia

Convite-630x300

 

No dia 29 de junho de 2017 será realizada a histórica caminhada inaugural do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela, o primeiro caminho oficial com parte realizada na América.

De um universo de peregrinos, poucos terão o privilégio de ter participado dessa primeira edição.

Dada a importância desse evento, haverá uma celebração ao final da caminhada com a presença do padre Luiz Prim, Orientador Espiritual da ACACSC e a Consagração dada pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönk. Este caminho deverá ser complementado pelos peregrinos, na Espanha, peregrinando de La Coruña até Santiago de Compostela.

Informações aos participantes:

Início da caminhada: Igreja Nossa Senhora de Guadalupe (Rua Madre Maria Vilac, 1700 – Canasvieiras)

Início das atividades: 8 horas

Grau de dificuldade: de média para alta.

Apoio no trajeto: nessa data da caminhada pioneira, associados e diretores da ACACSC conduzirão o grupo por todo o trajeto, fornecendo as orientações necessárias.

Inscrições: Não haverá inscrições para esse evento, bastando estar presente no local e horário de início da caminhada.

Credencial: Aqueles que pretendem fazer apenas a etapa brasileira, não necessitam obter a credencial, uma vez que essa só terá utilidade àqueles que forem complementar o caminho na Espanha, a partir de La Coruña. Para essas pessoas, a credencial será fornecida no local de início, ao custo de R$ 15,00

Transporte: para o deslocamento dos interessados até o início da caminhada, serão disponibilizados dois ônibus especiais que sairão às 7h30m do terminal Cidade de Florianópolis, no centro da capital. O valor da tarifa deverá ser pago diretamente ao cobrador, no ônibus. Também poderá ser utilizado o ônibus de linha normal, de Canasvieiras, que sai do TICEN (Terminal de Integração do Centro).

O que usar: é recomendável o uso de botas de trilha, de bastões (cajado) e uma pequena mochila.

O que levar: é recomendável levar água e lanche e frutas para consumo durante a caminhada, uma vez que não haverá pausa para almoço.

As Igrejas: fazem parte desse caminho as seguintes Igrejas:

  • Igreja Nossa Senhora de Guadalupe (Canasvieiras)
  • Igreja de São Pedro (Ponta das Canas)
  • Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes (Ingleses)
  • Santuário Sagrado Coração de Jesus, na praia dos Ingleses

Caminhada em outras datas: O caminho é público e estará demarcado com indicações do trajeto a ser seguido, podendo ser percorrido por qualquer pessoa em qualquer época. Para ser reconhecido para obtenção da Compostela, o peregrino deverá obter os quatro carimbos junto às quatro igrejas integrantes do trajeto numa credencial oficial.

Guia impresso: imprima uma das versões abaixo:

capa livreto

Como realizar o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela

A ACACSC disponibiliza informações sobre o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela aos peregrinos interessados. Sem guia, apenas seguindo a sinalização e as informações em anexo.

Basta imprimir uma das opções:
(1) em tamanho A4 (clique aqui)
(2) em forma de livreto (clique aqui)

Atenção: para obtenção dos carimbos, é necessário ter em mãos a Credencial de Peregrino.