20 anos ACACSC – memória peregrina

20 anos ACACSC – memória peregrina

Desde sua formação, em 25 de julho de 1999, a Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela – ACACSC – vem divulgando o Caminho de Santiago de Compostela, orientando, preparando e credenciando peregrinos, de forma proativa, focada e inovadora, graças aos esforços de suas sucessivas diretorias, do imprescindível auxílio direto dos voluntários e do apoio sempre presente do grande número de associados.

Quantos milhares de quilômetros terão percorrido seus associados em eventos por ela criados no Brasil?  Quantos outros milhares em terras espanholas, peregrinando em direção à Catedral do Apóstolo Tiago Maior? Os trinta e seis textos que compõem este livro comemorativo aos 20 anos de nossa Associação levam-nos à descoberta e à visitação de muitos caminhos percorridos por peregrinos que, no seu tempo, descortinam novos ambientes, possibilitam trocas e saberes e somam experiências através de diversas formas de escrita para que outras pessoas possam desfrutar das vivências, das narrativas, dos registros, das poéticas organizadas pela sensibilidade motivacional de cada autor.

A descrição de cada narrativa revela a prática peregrina e o jeito que cada um interpreta a sua vivência. Em algumas são perceptíveis os desafios impostos pela natureza. Em outras, os pensamentos navegam livres, soltos. Noutras, existe o negociar com uma força maior, que libera a consciência e justifica, na simbologia do Caminho a andança individual. Outras narrativas perseguem a inquietude do “eu interior” que se hospeda nas profundezas da alma, em busca de respostas para as questões existenciais.

Na trajetória de cada um, perceber os sinais, significa revalorizar e/ou re-significar a prática peregrina, dos mais remotos tempos à atualidade. Reconhecer a ligação com a espiritualidade nos mais diferentes ambientes para se atingir a conexão com o Divino, vem a ser uma prática que conduz à liberdade interior de cada um.

Comissão organizadora

Depoimentos de Associados

Maria Zilda: Cara Diretoria, obrigada pela noite agradável de ontem com a entrega do livro Memória Peregrina. Estou adorando lembrar os momentos vividos durante todos estes anos. Parabéns pela iniciativa! Obrigada a todos que colaboraram para que isto se tornasse real. São trabalhos como este que mantém viva nossa ACACSC. ABS a todos.

João da Silva Matos: Do Caminho de Santiago de Compostela (Sarria), parabenizo a ACACSC, escritores, e todos os envolvidos, por este grande feito em deixar o legado dos 20 anos da Associação, devidamente registrado e documentado em um maravilhoso livro.
Que o evento de longo mais seja magnífico e caloroso. Que todos sintam-se abençoados e acolhidos por Santiago. Abraços peregrinos. João e André (Pai e Filho no Caminho).

Jalila: PARABÉNS ACACSC. Nada acontece por acaso. Tudo é trabalho. E um olhar diferente. Parabéns à todas e todos que contribuíram para este momento.

João Élcio: PARABÉNS à Diretoria da ACACSC e ao grupo que organizou esta maravilhosa edição do livro de Vinte Anos de Memória Peregrina. Belos e fiéis relatos com maravilhosa ilustração. Abraço peregrino.

Carmem Cassol: Meus parabéns à diretoria, aos organizadores e aos peregrinos escritores por esta maravilhosa edição MEMÓRIAS PEREGRINAS em comemoração aos 20 anos da nossa ACACSC !!!

Anie Casagrande: E os passos nesses vinte anos de história da ACACSC, foram de muitos desafios, perseverança, dedicação em cada gestão da diretoria e grandes conquistas. Parabéns e gratidão a todos que se empenharam em possibilitar tornar essa história viva.

João Sernaglia: Linda noite!!! Obra prima do amor!!! Obrigado por mim e por todos os colaboradores deste histórico livro!!! Estamos FELIZES!!!!

José: Parabéns, Diretoria !! Pena eu não poder estar aí. Abraços a todos.

Elisete: Obrigada ACACSC, por mais esta realização que agrega os associados e registra sua história. Obrigada Equipe Organizadora, pelo empenho em dar vida a uma nova obra.

Sebastião (Tião): Parabéns ACACSC, vamos em frente escrevendo a história dos seus associados Peregrinos. Santiago, intercedei por nós! Parabéns a todos que se envolveram neste trabalho, Acacsc marcando território e fazendo história. Santiago, intercedei por nós!

Carlos Carreirão: Fiquei feliz em rever amigos hoje no lançamento do livro. Rui e demais membros do grupo de trabalho, vocês registraram a história de nossa Associação. Parabéns por registrar memória de Talmir. Todos os ex membros de nossas diretorias, nas suas formas de carregar o bastão, deixaram um exemplo de voluntariado e de paixão por uma causa.

Aldair: Parabéns, ACACSC! Obrigada à todos e todas que fizeram e fazem desta Associação um grande grupo de amigos!

Maria Cirlene: Parabéns Diretoria , Organizadores e Escritores por proporcionarem a festa e oferecerem esta obra, resgatando o Caminho percorrido pela ACACSC NESTES 20 ANOS. Tenho muito orgulho de fazer parte.

Clara: Parabéns aos abnegados diretores da ACACSC, associados e todos colaboradores que trabalham para cada vez mais, engrandecer nossa associação e perpetuar sua história. Sinto-me honrada em fazer parte da mesma desde sua fundação, e vê-la crescer ao longo desses 20 anos. Parabéns e gratidão pelo lançamento do livro, registrando um pouco dessa história. Que venham as próximas!

Sérgio: Parabéns presidente Rui…mais uma obra lançada por esta magnífica e importante instituição que congrega e valoriza o peregrino… Parabéns e felicidades a todos que contribuíram com esta obra… Fraternalmente!

Marisa: Parabéns a todos que se envolveram para o êxito deste evento.

Marlene Gurgel: Parabéns à diretoria da Acacsc e a todos que contribuíram para a realização não só deste evento, mas de muitos outros que já aconteceram. Abraços.

Cida Scotti: Parabéns ACACSC, pelo belíssimo caminho percorrido ao longo destes vinte anos agregando os peregrinos em torno de um objetivo comum. Orgulho de fazer parte desta família.

Moacir: Parabéns a diretoria da ACACSC por este evento (livro),

Catarina Monguilhot: Parabéns!!!! Com certeza é um livro que teremos prazer de ler.

Arlete: Me sinto muito honrada de poder participar desse grupo, sou muito grata a pessoa q me convidou, que se chama: Iolanda Psicóloga, amiga de uma longa jornada. Quero aqui relatar, o quanto admiro toda diretoria, colaboradores e peregrinos, que trabalham para fortalecer nossa associação, se assim eu posso chamar, como também o lançamento do livro que ainda não tive o prazer de ler. Agradeço a Deus e ao universo pela oportunidade de estar cada dia mais próxima e poder sentir o quão grande é essa nossa associação e as pessoas que nela se encontram. Gratidão!