Caminhar em grupo pelo Vale Europeu

Caminhar em grupo pelo Vale Europeu.

JUNTOS FAZEMOS MAIS.

Uma caminhada é uma experiência demasiada pessoal e nem sempre é fácil exteriorizar ou passar para o papel experiências vividas, sensações, imagens, cheiros, impressões…

Iniciamos e terminamos nossa caminhada na cidade de Indaial.

Contextualizando, caminhamos nove dias por sete municípios (Indaial, Timbó, Pomerode, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Benedito Novo e Rodeio), percorremos inúmeras e lindas cidades, situadas na região turística de Santa Catarina, denominada “Vale Europeu”, da Região Geoeconômica do Vale do Itajaí.

A herança cultural dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses é a grande marca dessa região catarinense.

É nessa região do Vale Europeu, mais especificamente na cidade de Blumenau, que sedia a maior festa alemã das Américas, que se realiza a Oktoberfest.

O Vale Europeu possui muitas outras atrações, entre elas: arquitetura típica, culinária, celebrada em grande estilo durante as Festas de Outubro; além de roteiros de compras pelas cidades-polo da indústria têxtil catarinense, celebrações religiosas que acontecem em vários de seus municípios; assim como o ecoturismo e o turismo rural.

Para os peregrinos da ACACSC, caminhar pelo Vale Europeu é muito mais que a compensação prazerosa de uma bela caminhada, é a chance de descobrir paisagens deslumbrantes, uma oportunidade única de ter contato com ricas e diferentes culturas.

A ACACSC, com seu espírito empreendedor, e para atender o maior número de associados e não associados, elaborou duas turmas de peregrinos, a partir de um roteiro criteriosamente elaborado, sempre passando por diferentes regiões e culturas, tudo conduzido por experientes facilitadores (guias).

Nossas caminhadas são elaboradas de maneira a oferecer toda a logística e estrutura necessária, proporcionando a maior segurança possível para os nossos peregrinos.

A Associação está comprometida em transformar cada caminhante iniciante em um valoroso peregrino que futuramente terá como destino à peregrinação à Catedral do Apóstolo Santiago Maior na Espanha.

Texto: Ruy Araújo Júnior

Fotografia: Anie Juçara Fabris Casagrande

Catarina Maria Rüdiger

Cida Scotti

Sheila Campos da Silva