Caminho do Imperador

Caminho do Imperador

No dia 1º de maio de 2019, às 7:30 da manhã, nós da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela – ACACSC, nos reunimos em frente ao SESC da cidade de Torres/RS para iniciarmos nossa caminhada, que teve como objetivo principal o treinamento de nossos associados para a peregrinação ao Sepulcro do Apostolo Santiago na Espanha, mas também registrar um momento da História do Brasil.

Mesmo a 193 anos depois a viagem de Sua Majestade Imperial – S.M.I Dom Pedro I pelo sul do Brasil ainda desperta atenção e apaixona. Uma viagem de 37 dias, por mar, rios, lagoa e por terra, convivendo com os mais variados tipos de pessoas, desde nobres aos mais humildes, dormindo e convivendo em quartos e salões de luxo e conforto até barracas abandonadas, com um único objetivo, tentar reorganizar o Exército e a Marinha, levar ânimo as tropas, corrigir erros e situações militares.

Acreditamos assim, estar através deste “Caminho do Imperador” contribuindo, acrescentando detalhes valiosos a essa história brasileira da Guerra Cisplatina. E, talvez o mais prazeroso de tudo é ter passado pela maioria dos locais por onde Dom Pedro I passou.

Antes de iniciarmos nossa caminhada, fizemos uma profunda e respeitosa oração presidida pelo nosso associado Diácono Sebastião, com o grupo disposto em círculo e no centro a tradicional mandala de bastões.

Dividimos nosso Caminho do Imperador em nove etapas:

  1. Torres a Balneário Gaivotas – 27 Km;
  2. Balneário Gaivotas a Arroio do Silva – 28 Km;
  3. Arroio do Sila a Balneário Rincão – 32 Km;
  4. Balneário Rincão a Campo Bom – 22 Km;
  5. Campo Bom a Farol de Santa Marta – 30 Km;
  6. Farol de Santa Marta a Laguna – 18 Km;
  7. Laguna a Imbituba – 31 Km;
  8. Imbituba a Praia do Ferrugem – 30 Km;
  9. Praia da Gamboa a Ponta do Papagaio – 20 Km.

Terminamos nossa Caminhada do Imperador com uma belíssima travessia marítima saindo da praia da ponta do papagaio com destino ao trapiche da Scuna Sul nas proximidades da ponte Hercílio Luz.

maio/2019

Texto: Ruy Araújo Junior

Fotografia: Autores diversos