Festa Junina da ACACSC

Festa Junina da ACACSC

No dia 13 de julho a família ACACSC liderada por sua Diretoria, associados, familiares e convidados se reuniram na sede do CONFIA, no bairro Santa Mônica, para celebrar os Santos padroeiros tão festejados nos estados brasileiros. Viva Santo Antônio! Viva São João! Viva São Pedro e São Paulo! Santos que compõem o ciclo junino e que revive as tradições ibéricas. Durante as festas e celebrações assumem no Brasil uma nova dimensão, principalmente, nos estados do norte e nordeste, agregando influências dos descendentes afro-brasileiros e dos povos indígenas.

As comemorações esbanjam alegria durante o período das celebrações pagãs e coincide com o solstício de inverno no hemisfério sul. Pelo calendário católico romano, combina com festa de São João, primo de Cristo, que acontece também, com o início das colheitas, especialmente do milho, para o qual na antiguidade se pedia que espantasse os espíritos maléficos adicionado a tradicional fogueira.

Como manda o figurino, como se diz na gíria, a Diretoria da ACACSC e seus colaboradores deixaram um ambiente lindo, que remonta ao passado nestas comemorações. O terreiro foi enfeitado com bandeirinhas, balões de papel a moda antiga, a fogueira, e o espantalho lembram o ambiente agrícola com a tradicional mesa de guloseimas, bolos, pinhão, amendoim, pipoca, maçã do amor, rapadura, bergamota, batata doce com melado, canjica, paçoca, pé-de-moleque, puxa-puxa, numa demonstração dos produtos da roça e para animar, a tradicional bebida quente – o quentão.

Entre uma self e outra, muitas brincadeiras, onde foram escolhidos a jeca e o jeca mais “arrumados”, num desfile, ao som do forro nordestino, abrilhantado por um típico conjunto pé-de-serra. Os associados e convidados prontos para dançar a quadrilha que convergiu numa grande roda animada, surpreendidos por um sorteio de brindes. Parabéns a Diretoria e a todos os colaboradores que deixaram o ambiente lindo a moda antiga.

Julho/2018

Texto: Colaboração Ana Lúcia Coutinho