Saudação do Presidente da Acacsc na Missa de S. Tiago

Saudação do Presidente da Acacsc na Missa de S. Tiago

Boa noite a todos,

Toda a história é fruto do esforço de homens e mulheres, que reúnem seus talentos, conhecimentos e dedicação para construir algo de relevante para a humanidade.

A Diretoria da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela – ACACSC agradece, sincera e publicamente, o trabalho incansável de peregrinos e profissionais – em especial aqueles da sua diretoria – que fizeram com que o projeto “Catedral” superasse o desafio de ser somente de uma obra sacra, para ser um projeto religioso-social de transformação e de admiração pública.

Nossos sinceros agradecimentos à presença de todos em nossa Igreja Catedral, neste significativo ato religioso de entronização e descerramento de duas obras sacras em comemoração festiva ao dia do Apostolo São Tiago Maior.

Agradecemos também, na certeza de que sem a participação destas autoridades eclesiásticas, que apoiaram e incentivaram este projeto, não seria possível sua realização:

A Vossa Excelência Reverendíssima Dom Wilson Tadeu Jonck, Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis/SC, que preside esta cerimônia religiosa, a V. Revma Pe. Luiz Prim, guia espiritual de nossa Associação. E em seus nomes cumprimentar a todas as autoridades eclesiásticas presentes.

Os peregrinos da ACACSC, agradecem imensamente a Dom Wilson – Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis/SC, pela distinção, em nos conceder todos os privilégios e honrarias a duas obras sacras doadas pela nossa Associação, que pelo direito compete somente aos padroeiros da Catedral, intitulada Nossa Senhora do Desterro, e como sua co-Titular Santa Catarina, cuja belíssima imagem troneja desde então sobre o altar-mor.

Duas obras de arte sacra representando o Apostolo São Tiago Maior, santo de devoção universal, confeccionadas por renomados artistas Catarinenses.

Uma das obras, a imagem sacra projetada e executada pelo escultor Tiliense, Werner Thaler, com 70 cm de altura, esculpida a mão em madeira maciça, representando a imagem de São Tiago Maior, exclusivamente para a ACACSC.

A outra, um vitral, elemento arquitetônico medindo 1,21×2,21m2, constituído por 874 peças de vidros coloridos, ícone projetada e executada com desenhos e motivos heráldicos, pelo artista plástico, Florianopolitano, Roberto Petrelli, exclusivamente para a ACACSC. Vidros coloridos, que foram pintados com óxidos metálicos para se obter formas e detalhes, unidas por tiras de chumbo. Finalizando, a estrutura acoplou-se a uma armadura de ferro, técnica cujo desenvolvimento foi especialmente importante na Baixa Idade Média e no fim do século XIX.

Na nossa Igreja Catedral, essas obras, colocadas em local de destaque, terão importância fundamental, junto aos demais sexagenários vitrais, pelo seu efeito sensorial que produz a luz colorida que ilumina a Igreja e nos sugere a intangibilidade do espírito de Deus.

Tudo foi superado, apesar das dificuldades, e as obras aí estão, como marco divisor de uma nova década. Marca o ponto inicial de visitação, a originalmente capela de Nossa Senhora das Dores ou como já nos foi autorizada pelos clérigos religiosos a chamá-la de Capela de Santiago, e posterior rota de peregrinação do Caminho Brasileiro, que finaliza na Catedral de Santiago de Compostela na Espanha.

A Catedral estava cheia de fiéis, com brilho nos olhos e a eloquência dos elogios às obras sacras, falou mais alto que qualquer tentativa de explicação, pois diante dos fatos qualquer palavra é indispensável.

Finalizando, gostaria de relatar que, foi em 1982, no dia 09 de novembro, quando o Papa João Paulo II visitou a Catedral de Santiago na Espanha, onde fez um chamado a todos os cristãos, para reavivar os seus “valores autênticos”, com as palavras orientativas “porque os outros cristãos olham para ti e esperam também de ti a mesma resposta que São Tiago deu a Cristo: “Eu posso”

 Quando se propor a fazer um caminho, tenha um só pensamento “Eu posso”.

Muito obrigado pela honrosa presença de todos.

Texto: Ruy Araújo Júnior – Diretor Presidente ACACSC – gestão 2017/2019

Fotografia: Sérgio Lima e Silva

Jul/2018