Uma Caminhada de Partilha

Uma Caminhada de Partilha,

Caminhada de um dia, no dia 16 de dezembro, última do ano de 2018. Realizada em Biguaçu, para a partilha dos donativos arrecadados na Festa de Confraternização, ao Centro de Tratamento Recanto Silvestre, instituição vinculada ao Instituto Kairós. Na Capela, houve um bate papo sobre o trabalho desenvolvido naquele espaço de tratamento. O Centro de Tratamento é uma iniciativa do Instituto Kairós – Prevenção, Recuperação e Estudos em Dependência Química e tem como idealizador e coordenador o padre Luiz Prim que acompanha eventos de ACACSC desde a sua fundação, em 1999. Para o enfrentamento da doença da adicção utilizam a terapia Cognitivo-Comportamental e a Metodologia dos 12 Passos dos Grupos de Entre Ajuda.

A natureza no entorno do Centro de Tratamento é aprazível. Água, fauna, flora mantém uma boa relação com o visual da paisagem que torna o ambiente acolhedor para a vida dos residentes, voluntários e visitantes que ali comparecem, somado ao Varal Fotográfico ao Ar Livre, uma extensão do Varal da Trajano, em Florianópolis, apresentado em duas exposições fotográficas desenvolvidas naquele espaço: Pão pela Vida, com fotos das voluntárias Adriana Füchter, com fotos da padaria transformadas em natureza morta e as  minhas, que apresentam o processo produtivo do pão e, a exposição Novo Olhar, fruto do Projeto Educar o Olhar que é desenvolvido com os residentes do Centro de Tratamento.

Após a visita, as informações sobre o trecho de caminhada, que foi bem tranquilo, num dia de sol e céu azul num percurso aproximado de 8 km, do Recanto Silvestre até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no Morro da Boa Vista. A gruta, um oásis para o caminhante que encontra um ambiente de silêncio, de verde, de água e as imagens que lembram a aparição de Nossa Senhora de Lourdes à Bernadete Soubirous. Ali o ambiente convida a oração, reflexão, meditação e gratidão. Dali, o grupo ainda caminhou até a praça central de Biguaçu onde dois micro-ônibus aguardavam para a parte gastronômica da caminhada.

O almoço de encerramento deliciou o grupo de 60 participantes com um buffet de frutos do mar no Restaurante Miramar, no Balneário São Miguel, também, espaço de natureza privilegiada do município de Biguaçu. Ali está o conjunto arquitetônico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, destacando a Igreja, o Aqueduto, o Sobrado, hoje Casa dos Açores – Museu Etnográfico, incluindo a mata Atlântica do entorno. Tudo isto localizado ao longo da BR 101, portanto, de fácil acesso e um convite para que os participantes da ACACSC retornem para visita a esse conjunto do Patrimônio Histórico brasileiro.

Texto: Catarina Maria Rüdiger

Fotografia: autores diversos