Você Sabia 3

VOCÊ SABIA 3 – Burguete (ou Auritz) – NAVARRA – 744,1 Km de Santiago
É a antiga cidade de Roncesvalles, hoje muito crescida ao largo da rodovia. Seus casarões navarros, autênticas fortalezas de tradição familiar, com suas janelas vermelhas e seus escudos nobiliárquicos, talhados em pedra, merecem um olhar mais atento.

Espinal (ou Aurizberri) – NAVARRA – 740,3 Km de Santiago
É um povoado típico dos Pirineus, com o qual destoa a modernidade de sua igreja. Espinal foi fundado pelo rei navarro Teobaldo II, em 1269.
Alto de Mezkiritz – NAVARRA – 739,4 Km de Santiago
De passagem pelo povoado, pode-se fazer uma visita à igreja paroquial de San Cristóbal, de origem medieval, ampliada no século XVI. O retábulo do altar-mor é de estilo neoclássico, de meados século XIX.
A ermida de São Miguel guarda uma imagem barroca do santo que lhe dá o nome.
Numa inscrição local se lê: “Aqui se reza uma Salve Rainha a Nossa Senhora de Roncesvalles”.
Biscarreta (ou Guerendiain) – NAVARRA – 735,6 Km de Santiago
Povoado de uma única rua, Biscarreta vive da criação de gado. Até o século XII houve na localidade uma hospedaria de peregrinos, considerada na idade média como final de etapa e que devia complementar os serviços de Roncesvalles.
Lintzoain – NAVARRA – 733,5 Km de Santiago
É um povoado com serviços precários para o peregrino, porém é interessante mostruário de casas do interior basco-navarro, com inscrições e escudos gravados nas portas. Segundo a lenda por ali passaram Rolando, sua mulher e seu filho.
A sua igreja, dedicada a São Saturnino, remonta ao século XIII e foi construída em estilo românico de uma só nave.
Alto de Erro – NAVARRA – 728,9 Km de Santiago
O Caminho tem sofrido muitas transformações ao longo dos séculos, a maioria em prejuízo dos grandes bosques que o envolviam e o faziam inseguro na Idade Média. Por isso o Alto do Erro tem tanto de especial: nenhuma outra mata como esta abraçará o Caminho até a Galícia, nem em nenhum outro lugar terá o caminhante a oportunidade de submergir no mesmo manto arbóreo pelo qual caminharam seus predecessores por séculos. É difícil não se sentir transportado a mundos antigos neste retalho do passado, coberto ainda de carvalhos, abetos, azevinho e pinheiros centenários. A trilha passa em frente à antiga Venta del Puerto, que foi pousada de peregrinos, atestando efetivamente o traçado original do Caminho.