Você sabia que o Caminho Francês é rico em História e lendas?

Estamos inaugurando esta coluna – a ser atualizada toda a quinzena – para mostrar um pouco da História e das lendas do mais simples povoado às maiores cidades por onde passam os peregrinos, rumo à Santiago de Compostela.
Você ficará surpreso ao saber que mesmo povoados que hoje nos parecem insignificantes tiveram seus momentos de glória no passado, seja por algum evento histórico importante, seja por razões políticas ou econômicas, seja por edificações religiosas ou laicas das quais pouco ou nada restam, que agregavam uma população significativa para a época, além de visitantes trazidos pelos mais diversos interesses. Exemplo disso é Foncebadón, tão icônico, abandonado e assustador.
Quanto às lendas, estas sobrepõem-se umas às outras, contando milagres similares atribuídos a um mesmo santo ou a vários outros santos, em diferentes épocas e situações. Outras cobrem lendas mais antigas e lhes dão um verniz cristão, em especial as que se referem à Virgem Maria, em substituição às lendas de deusas ancestrais. Também há lendas que são representações fantasiosas de fatos reais, dando-lhes ares místicos ou heroicos.
Primeira publicação:
1 – Saint-Jean-Pied-de-Port – FRANÇA – 772 Km de Santiago