Caminho Brasileiro – Santiago Compostela

Abertura-postagem-caminho-brasileiro

A inciativa de trazer uma etapa do Caminho de Santiago de Compostela ao Brasil foi dos peregrinos Fábio Tucci Farah e Mariana de Assis Viana Mansur, que sugeriram a Ilha de Santa Catarina, ideia encampada pela Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela – ACACSC. A Associação, por sua vez, definiu o trajeto de acordo com os critérios estabelecidos: distância mínima de 20 quilômetros, iniciando em uma igreja, passando por duas outras e chegando a uma quarta igreja.

Reconhecido pela Catedral de Santiago de Compostela e oficialmente integrado ao trajeto histórico, o Caminho Brasileiro, será consagrado em 29 de junho de 2017, pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis Dom Wilson Tadeu Jönck. O trajeto brasileiro deverá ser complementado na Espanha: de La Coruña a Santiago de Compostela, totalizando os 100 quilômetros exigidos para a obtenção da Compostela (certificado de peregrinação).

O traçado do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela é parte do Caminho da Ilha, idealizado pela ACACSC, em 2006, num total de 188 quilômetros. A caminhada, organizada anualmente pela Associação, tem por objetivo preparar física e psicologicamente os peregrinos para o Caminho de Santiago de Compostela. Ao longo de suas oito etapas, os participantes contornam a Ilha de Santa Catarina por trilhas, praias, costões e freguesias (cujo casario e igrejas são Patrimônio Histórico).

O trecho de 21 quilômetros que se tornou o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela está localizado no Norte da Ilha, entre as praias de Canasvieiras e Ingleses. O trajeto nacional começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, passando pelas igrejas de São Pedro (Ponta das Canas) e de Nossa Senhora dos Navegantes (Ingleses), e termina no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na praia dos Ingleses. O peregrino deverá obter em cada uma das quatro igrejas o carimbo que identifica a etapa percorrida. Para isso, terá de obter a credencial oficial do Caminho de Santiago de Compostela com a associação de Amigos do Caminho de seu estado. Para o evento do dia 29/06/2017 a ACACSC fornecerá as credenciais.

No dia 29 de junho, o grupo pioneiro se reunirá em frente à igreja Nossa Senhora de Guadalupe (Rua Madre Maria Vilac, 1700 – Canasvieiras), às 8 horas para uma breve oração e carimbar as credenciais. Neste dia, o grupo será conduzido por guias da ACACSC.

Recomenda-se o uso de botas de trilha, de bastões e de uma pequena mochila para levar apenas o essencial, principalmente água e lanche. Maior parte do trecho não oferece dificuldade, exceção feita às passagens das praias da Lagoinha para a Brava e da Brava para Ingleses.

Até a data de inauguração, a Associação providenciará a sinalização do trecho.

capa livreto

    Como realizar o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela

    A ACACSC disponibiliza informações sobre o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela aos peregrinos interessados. Sem guia, apenas seguindo a sinalização e as informações em anexo.

    Basta imprimir uma das opções:
    (1) em tamanho A4 (clique aqui)
    (2) em forma de livreto (clique aqui)

    Atenção: para obtenção dos carimbos, é necessário ter em mãos a Credencial de Peregrino.