Caminho da Ilha – Descrição

É a melhor maneira de se preparar e se testar para o Caminho de Santiago de Compostela.

Durante oito dias, caminhamos cerca de 180 km, ao redor da paradisíaca Ilha de Santa Catarina, compartilhando amizade.

 

A Natureza

A Ilha de Santa Catarina oferece aos seus moradores, visitantes e, especialmente aos praticantes de caminhadas uma natureza privilegiada de norte a sul e de leste a oeste.

Possui 424 km2 de verdes encostas, lagoas, costões, morros, dunas, manguezais, cachoeiras e muitas praias de águas calmas, águas agitadas, de areia fina, areia grossa, isoladas e movimentadas, tudo isso emoldurado pela mata atlântica. Seu comprimento é de 54 km, sua largura máxima é de 18 km e tem 172 km de contorno. Os morros mais elevados são o Morro do Ribeirão com 540 metros de altitude e o Morro da Lagoa com 490 metros.

A Ilha de Santa Catarina é a maior de um arquipélago de mais de 30 ilhas, entre elas, Anhatomirim, do Arvoredo, das Três Irmãs, do Mata Fome, das Galés, do Campeche Moleques do Sul, do Francês e dos Ratones.

Explorar as trilhas e caminhos é uma das mais belas maneiras de conhecer a Ilha de Santa Catarina, especialmente, as pessoas que estão em sintonia com o caminho e com a natureza exuberante da Ilha.

O Itinerário

A Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela – ACACSC  promove o Caminho da Ilha, em Florianópolis, colocando-o como preparação para o Caminho de Santiago de Compostela a exemplo de outros existentes no Brasil.

É mais uma rota de peregrinação em meio à natureza e convívio social e cultural, num percurso de aproximadamente 188 km.

Os grupos são acompanhados por associados da ACACSC que guiam os peregrinos pelos caminhos, costões, praias e trilhas.

O Caminho da Ilha é dividido em oito etapas diárias, conforme abaixo:

 

Exibir mapa ampliado

 

1ª. Etapa: Centro / Balneário Daniela
Distância: Aproximadamente 25 km
Saída: Centro da cidade de Florianópolis, Praça XV de Novembro, junto a figueira centenária
Percurso: Av. Beira-mar Norte, bairro João Paulo, praia de Cacupé, praia Santo Antônio de Lisboa, Praia Sambaqui, travessia de barco do Rio Ratones, Praia Balneário Daniela.
Pernoite: Balneário Daniela

2ª. Etapa: Balneário Daniela / Praia dos Ingleses
Distância: Aproximadamente 31 km
Percurso: Praia da Daniela, Praia do Forte, Praia de Jurerê, Praia de Canasvieiras, Praia de Cachoeira do Bom Jesus, Praia de Ponta das Canas, estrada Praia da Lagoinha, trilha, Praia Brava, trilha, Praia dos Ingleses. 
Pernoite: Praia dos Ingleses

3ª. Etapa: Ingleses/Barra da Lagoa
Distância: Aproximadamente 29 km
Percurso: Praia dos Ingleses, Praia do Santinho, Morro das Aranhas, Praia do Moçambique, Parque Ecológico do Rio Vermelho, Barra da Lagoa.
Pernoite: Barra da Lagoa

4ª. Etapa: Barra da Lagoa/Campeche
Distância: Aproximadamente 18 km
Percurso: Trilha Barra da Lagoa, Praia da Galheta, Praia Mole, Trilha do Gravatá, Praia da Joaquina, Praia do Campeche.
Pernoite: Praia do Campeche

5ª. Etapa: Campeche / Armação
Distância: Aproximadamente 15 km
Percurso: Ruas do Campeche, Morro das Pedras, Parque da Lagoa do Peri, Praia da Armação.
Pernoite: Praia da Armação

6ª. Etapa: Armação / Solidão
Distância: Aproximadamente 20 km
Percurso: Praia da Armação, Praia do Matadeiro, Trilha Lagoinha do Leste, Praia Lagoinha do Leste, Trilha morro Lagoinha-Pântano do Sul, Praia do Pântano do Sul, Praia dos Açores, Praia da Solidão.
Pernoite: Praia da Solidão

7ª. Etapa: Solidão / Ribeirão da Ilha
Distância: Aproximadamente 25 km
Percurso: Trilha do Saquinho e Pastinho, Praia dos Naufragados, Trilha, Caieira da Barra do Sul, Ribeirão da Ilha. 
Pernoite: Ribeirão da Ilha

8ª. Etapa: Ribeirão da Ilha / Sede da ACACSC (Santa Mônica)
Distância: Aproximadamente 25 km
Percurso: Ribeirão da Ilha, Tapera, travessia da Base Aérea, Costeira, Pantanal, Trindade, Santa Mônica e chegada na sede da ACACSC (bairro Santa Mônica)

A Preparação

Roupas apropriadas e confortáveis, capa de chuva, botas amaciadas, chapéu, cajado, protetor solar, repelente, óculos, água, material de higiene e o que achar estritamente necessário. A mochila não deve ultrapassar a 10% do peso do caminhante. É conveniente fazer exercícios de alongamento antes de iniciar as etapas.

Credencial e Certificado

Os caminhantes da Ilha receberão no início da caminhada uma credencial na qual receberão carimbos nos locais onde pernoitarem. No final, apresentarão a credencial carimbada e receberão um certificado comprovando ser um Caminhante da Ilha.

Vídeo sobre o Caminho da Ilha:


Atenção:

Esta postagem não permite comentários. Qualquer dúvida ou sugestão sobre o Caminho da Ilha, comunique-se conosco utilizando o: