Despedida do Verão

2015-03-21_Vargem-Pequena_abertura

21 de março de 2015

Por: Deuci Luiza Stefanelli Fernandes

A Lagoa da Conceição não apenas brilhava, mas cintilava na manhã de sábado, dia 21 de março quando o ônibus estacionou no Canto dos Araçás. E então foram descendo caminhantes com suas mochilas, botas, cajados. Nada de novo para os moradores daquele lugar. Mas este grupo se destacava pela alegria, conversas, abraços, cumprimentos, alongamentos.

Esta caminhada no último dia do verão e solstício de outono reuniu 40 participantes para um trecho com uma deliciosa do Cantos dos Araçás até a Vargem Pequena, onde está a bonita e agradável casa de Úrsula e Carreirão, associados que nos recepcionaram com uma deliciosa e enorme Paella Valenciana.

Assim, com esta imagem na mente e sabendo que além disso que refrescante piscina nos aguardava, iniciamos o trajeto após as rotineiras fotos. A dúvida era sobre a extensão exata. Seriam 15 ou 18?

O sol foi generoso e, como já escrevi, a Lagoa estava no seu esplendor. A mata muito verde com seus riachos sonoros pelas generosas chuvas de verão, os pássaros e saguis se comunicando entre si, dos quais pudemos ver um bando considerável, e as frequentes gargalhadas provocadas pelo JJ com suas impagáveis e numerosas piadas, tornaram este dia especial.

E assim fomos vencendo a trilha e o calor abafado de dentro da mata, aliviado pelo vento sul que se aproximava nos espaços mais abertos. No trecho do alto do morro, novo para alguns, fez o ritmo diminuir, pois com o sol forte não estava muito fácil enfrentar tal subida. Mas bastava olhar para atrás para se deslumbrar com a visão da água contornada pelo verde.

Depois de vencer o morro, a recompensa de ver uma mata bastante preservada, e a chegada ao Canto do Moreira, um boteco simpático que aliviou a sede dos caminhantes.

Ainda sobravam 8Km para as desejadas Piscinas e Paella, uma estrada de terra debaixo do sol quente, ou seja, muito calor. Uns poucos afortunados, ou cansados, pegaram carona e ônibus, mas a maioria admirável caminhou com suas mochilas até o destino final.

O grupo só foi se reunir novamente lá pelas 15hrs, quando uma caprichada Sangria e a aguardada Paella estava prontinha em uma enorme paelleira, para o deleite de todos. Uma generosa recepção dos companheiros caminhantes Ursula e Carreirão.

O almoço alegre e as gargalhadas continuaram, adocicados pelos picolés de todos os sabores que foram a sobremesa do dia.

Quando o vento sul apertou e as nuvens aumentaram, foi hora de correr para o ponto de ônibus na SC 401 e encerrar um delicioso dia entre amigos.

Aqueles que se dedicaram a fazer desta caminhada uma experiência tão gostosa, nós caminhantes agradecemos de coração.


Fotos: Catarina Maria Rüdiger

Detalhes do Evento