Caminhada até Major Gercino/SC

No dia 15 de setembro, acordamos bem cedinho e animados chegamos ao terminal de ônibus para iniciarmos mais uma caminhada na bela Santa Catarina. O destino escolhido foi da cidade de São Pedro de Alcântara à Angelina e de Angelina à Major Gercino.

A pergunta inicial era porque os casais Graciano e Tânia e Cida e Beto não puderam comparecer e expliquei o lamentável falecimento da mãe das queridas associadas Cida e Tânia, o que gerou tristeza em todos, mas plenamente compreensível.

Tínhamos previsão de saída para às 6 da matina e quando verificamos o relógio, eram 5 e 59 hs e todos os participantes já haviam chegado para o embarque. Pontualidade? Era a vontade de participar de mais um fim de semana com amigos peregrinos, super divertido, pode-se já adiantar!

Infelizmente recebemos um telefonema do casal Tânia e Roberto, nos comunicando, com muito pesar, que por problemas sérios de saúde, não poderiam partir conosco. Fizeram falta, mas entendemos e estaremos aguardando a presença na próxima. Também a esposa do Ilson, a associada Terezinha não pode nos acompanhar por problemas de saúde, desejamos que se recupere logo.

O trajeto até São Pedro de Alcântara era relativamente curto, e lá chegamos às 6:55hs, alguns aproveitaram e tomaram um cafezinho no bar aberto e todos se aprontaram para o aquecimento e nossa oração.

Prontos, iniciamos nossa caminhada de 29 km até a cidade de Angelina, com um céu anunciando bom tempo!

Fui guiando a turma, com a ajuda da Clarice, que também conhecia a estrada e um pouco mais atrás seguiam o Maurício e o Souza e ainda por último seguia o Fernando, fechando e acompanhando o restante do grupo.

Quando o calor começou a dar sinais de que seria um dia em que a pressa não teria lugar, surgiu um alambique para nos abrigar por uns minutos e agrupar todos, com histórias do lugar, contadas pelo proprietário e um aperitivo delicioso. Aproveitamos para descansar e seguimos adiante.

O almoço, improvisado com lanche que todos trouxeram, foi num bar à beira da estrada, com uma figueira maravilhosa nos presenteando com uma sombra agradável. Pudemos comprar bebidas geladinhas para todos os gostos, além de sandubas caseiros.

Continuando o caminho, ainda faltavam uns 11 km, com subidas bem exaustivas e o sol aparecendo mais fomos rumo à Angelina onde chegamos exaustos, mas muito felizes ao terminar o primeiro dia! Realmente não foi fácil para ninguém e a sensação de cumprimento ao proposto foi muito gratificante.

Em frente ao hotel Sens, uma padaria com café e doces deliciosos nos restabeleceu. Alguns aproveitaram o final da tarde para se refrescar, descansar, conhecer a praça, a gruta, a igreja e o centrinho de Angelina.

O jantar estava previsto para às 19:30hs, mas já fomos nos agrupando e contando histórias antes, esperando uma comidinha supimpa, porque ninguém é de ferro e assim terminarmos o sábado bem restabelecidos.

Novamente reunidos no domingo de manhã, após o café, a Marize conduziu o aquecimento/alongamento, fizemos nossas orações e após alguns esclarecimentos sobre o trajeto de domingo, que era até a cidade de Major Gercino, seguimos de ônibus até a barragem e de lá começamos a caminhada. Alguns seguiram mais adiante com o ônibus e caminharam 10 km.
O grupo maior fez 22 km, passando pela comunidade do Garcia, onde havia festa na igreja. Aproveitamos para um descanso e lanchinho com frutas e seguimos por uma estrada calçada e com um pequeno trecho de asfalto até o início de uma serrinha, longa na subida e agradável na descida, onde alcançamos o perímetro urbano da cidade até a residência do casal Liliani e Saulo Amorim, que nos aguardava com um churrasco, cerveja artesanal geladinha, aperitivos, saladas e um carinho especial com os peregrinos exaustos, encalorados, famintos e dispostos a festejar mais uma caminhada promovida pela associação.

No final da tarde, após as despedidas e risadas, seguimos rumo à Floripa, por uma rodovia estadual, mas após uns 20 km, na cidade de São João Batista, havia uma blitz e nosso ônibus foi autuado e detido, por irregularidades na documentação da empresa contratada e tivemos que novamente apelar para o espírito peregrino de todos para superar esse revés, o que foi mais uma vez, provado que não existe dificuldade quando se encara a vida com divertimento e bom humor. O grupo foi excelente, unido, alegre, brincalhão com toda a situação que se apresentou, cantando ao lado do asfalto, causando espanto em quem presenciou, pois o clima era de descontração total.

A empresa de ônibus providenciou dois micro-ônibus que nos buscaram e assim terminamos nossa aventura até nossa querida Floripa.

Agradeço a todos os participantes por tornarem essa caminhada tão agradável e aos envolvidos mais diretamente, como o Maurício e a Clarice na organização em geral, ao Fernando pelo cuidado e zelo, ao Souza pela dedicação e brincadeiras descontraídas, à Maria José, que conduziu o pequeno grupo nos 10 km, à Eliza, esposa da Nicolau, que gentilmente ajudou na preparação do almoço de domingo e ainda nos presentou com uma contação de histórias e à Marize pelo alongamento de domingo.
Sem me preocupar com o refrão, preciso dizer que foi; todos por um e um por todos!!!! Brigaduuuu turma!!!!

Um abraço bem peregrino e apertado no coração de todos.