CAMINHO BRASILEIRO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA 16/11

Com vistas a divulgação e consolidação do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela, a ACACSC realizará uma caminhada de um dia por mês com seus associados. Em datas pré-estabelecidas o evento iniciará as 8hs da manhã, a partir da igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras. Não haverá pré-inscrições, porém outros interessados ou amantes de caminhadas poderão participar desse evento.

O trecho com 21 quilômetros está localizado no Norte da Ilha, entre as praias de Canasvieiras e Ingleses. O trajeto nacional começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, passando pelas igrejas de São Pedro (Ponta das Canas) e de Nossa Senhora dos Navegantes (Ingleses), e termina no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na praia dos Ingleses. O peregrino, se assim o quiser, poderá adquirir sua Credencial oficial na secretaria da igreja de Guadalupe. Esse percurso é oficialmente integrado ao trajeto histórico de La Coruña a Santiago de Compostela na Espanha, totalizando os 100 quilômetros exigidos para se obter o certificado de peregrinação.

Para realizar o trecho brasileiro do Caminho, recomenda-se o uso de botas de trilha, de bastões, repelente de mosquitos, filtro solar e de uma pequena mochila para levar apenas o essencial, principalmente água e lanche. Maior parte do trecho não oferece dificuldade, exceção feita às passagens das praias da Lagoinha para a Brava e da Brava para Ingleses. Tempo estimado: cinco a seis horas de caminhada.

IMPORTANTE:

O Caminho Brasileiro no km 8 inicia a subida do Morro do Rapa – etapa de muita dificuldade, subida íngreme e longa. Desaconselhável para pessoas inexperientes em caminhadas puxadas, que recém vieram de um tratamento médico, que estão em dieta rigorosa ou são sedentárias. Sugestão: desvie essa etapa caminhando pelo asfalto até a Praia Brava, de lá continue na rota do caminho – daremos orientação no local.

Dia 07 de setembro 20 caminhantes.

Detalhes do Evento