Floripa ganha primeiro trecho do Caminho de Santiago na América

2017_Caminho-Brasileiro_abertura

Floripa ganha primeiro trecho do Caminho de Santiago na América
Fonte: blog Modo Avião. – Site da revista Veja.com. Por Tatiana Cunha (29 de maio de 2017)

A partir de 29 de junho peregrinos poderão percorrer 21 km no sul do país e completar o caminho na Espanha para ganhar a Compostela.

baroque-629988_1920

Se você sempre teve vontade de percorrer o Caminho de Santiago mas não sabia por onde começar a aventura, boa notícia! Agora você pode fazer isso aqui no Brasil. Literalmente!

Calma que eu explico…

Daqui a exatamente um mês, em 29 de junho, será aberto oficialmente o Caminho Brasileiro, um trecho de 21 km em Florianópolis que foi reconhecido pela Catedral de Santiago de Compostela e oficialmente integrado ao trajeto histórico.

É a primeira vez que um país do continente americano tem um trecho oficialmente reconhecido pelos espanhóis.

Os idealizadores da novidade são Fábio Tucci Farah e Mariana de Assis Viana Mansur, dois brasileiros apaixonados pelo Caminho de Santiago (foto abaixo).

caminho-casal

“Em dezembro passado a Catedral de Santiago resolveu rever suas regras e passou a conferir a Compostela [o certificado de conclusão do Caminho] a quem percorrer os 77 km entre La Coruña a Santiago e o restante para completar 100 km em seu país de origem”, contou ao blog Farah, que é especialista em relíquias da Arquidiocese de São Paulo e jornalista.

“Mas como achei que seria complicado para os peregrinos comprovarem isso aqui no Brasil, tivemos a ideia de fazer o Caminho Brasileiro. Fomos atrás da Catedral e a partir daí passamos a buscar uma rota.”

caminho

A rota escolhida foi em Florianópolis. Ela começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, depois passa pelas igrejas São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, e termina os 21 km de extensão no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na praia dos Ingleses. O caminho pode ser percorrido em um dia, já que seu nível de dificuldade não é alto.

“Chegamos a pensar em São Paulo, mas achamos que Florianópolis era ideal. Além da facilidade de acesso, com um aeroporto internacional próximo, a ilha já tem alguns caminhos que são usados como preparação para o de Santiago, além da questão da segurança”, explicou Farah.

Apesar de já ter sido oficialmente reconhecido e integrado ao trajeto histórico desde 27 de abril, só a partir do dia 29 de junho os peregrinos poderão ter suas credenciais carimbadas nas quatro igrejas que fazem parte do Caminho Brasileiro.

Os carimbos (abaixo), aliás, foram desenhados pelo ilustrador Spacca, que também fez o símbolo oficial do caminho tupiniquim.

selo-santiago-4-o-caminhoselo-santiago-3-o-martirio

selo-santiago-2-a-missao

selo-santiago-1-o-chamado

Não é preciso pagar nada para fazer o Caminho Brasileiro nem pelos carimbos, que serão concedidos nas quatro igrejas que fazem parte da rota. Mas é preciso comprar a credencial, como se faz quando se percorre o caminho na Espanha. Ela é vendida nas associações de peregrinos por todo o Brasil.

Para mais informações: http://amigosdocaminho.com.br/

Sobre o Caminho de Santiago: https://oficinadelperegrino.com/


Veja informações também em http://www.facebook.com/caminhobrasileiro