IX Caminho da Ilha – Março de 2.012

Repetindo a fórmula de versões anteriores, a nona edição do Caminho da Ilha teve início na véspera, com um jantar oferecido pela ACACSC aos participantes.

Contando com a colaboração de diversos associados o jantar foi promovido no salão da sede do CONFIA, onde está localizada a sala da ACACSC.

Arruda e Jota cuidaram do jantar, servindo berbigão de entrada e uma “paella campeira” como prato principal, acompanhado de salada e de farofa preparada por Ecilda, que apesar de não poder se fazer presente enviou o prato.

As sobremesas foram preparadas por Jaci, Clarice, Ana Zen e Armi.

Colaboraram também na preparação do jantar ou no apoio ao evento os associados André Wendhausen, Leônidas, Zélia Fraga, Mayalú e Vanisi de Abreu.

Os caminhantes receberam na chegada um kit contendo uma sacola/mochila, um chapéu tipo australiano, uma camiseta personalizada fornecida pela CURTLO, a credencial e o roteiro do Caminho. No kit das mulheres foi incluída uma flor-broche elaborada e doada pela associada Zélia

Ali alguns caminhantes já tiveram a oportunidade de se conhecer um pouco.

No decorrer do jantar o associado e escritor Inácio Stoffel ofereceu a cada um dos participantes dois livros de sua autoria, “Águas Peregrinas” e “Gertrud”.

1º DIA – Sábado

No sábado pela manhã, sob a centenária figueira da Praça XV todos se reuniram para iniciar a caminhada.

A camiseta rosa doada pela Curtlo para as mulheres combinou com a floração das paineiras encontradas no caminho.

Já próximo ao aeroporto o bem vindo apoio efetuado por Rudi, Ana e Zélia, proveram os caminhantes com água gelada, suco, frutas, biscoitos e um providencial pão de queijo.

O sol, apesar e impor algum sofrimento, ilumina e dá vida à exuberante paisagem.

2º DIA – Domingo

No segundo dia a caminhada iniciou por perímetro urbano, ao longo de 10 km, ainda no Ribeirão da Ilha.

Ao final do perímetro urbano, no ponto final da Caieira da Barra do Sul, no bar, estavam aguardando os peregrinos Lourival Souza, Bernardete, Eliane, Barasutti, Zelinha, Ana e Rudi, com a encomenda de pastéis quentinhos e os devidos acompanhamentos engarrafados.

Dai por diante por trilhas difíceis e paisagens deslumbrantes chegaram até a Praia da Solidão.

3º DIA – Segunda-feira

Partindo da Praia dos Açores, o grupo enfrentou no início da manhã a árdua subida da trilha para a Lagoinha do Leste. No alto do morro, no mirante, a visão da bela paisagem compensou todo o esforço.

A descida para a praia também exigiu preparo e atenção. Enfim a areia da resguardada praia da Lagoinha do Leste.

Mais uma subida e outra linda paisagem se descortina. O sol está presente novamente e segue com o grupo pela longa trilha até a praia do Matadeiro.

Percorrendo toda a praia chega a praia da Armação, destino dos caminhantes naquele dia.

4º DIA – Terça-feira

No início da manhã todos se reuniram e seguiram em direção ao Parque da Lagoa do Peri, percorrendo parte da trilha que margeia a lagoa e seguindo rumo ao Morro das Pedras e, dali, para a praia do Campeche.

A tarde foi aproveitada na piscina do hotel.

5º DIA – Quarta-feira

Neste quinto dia, no Campeche os caminhantes receberam a Ecilda, que presenteou os participantes com uma bonita oração e ainda contaram com sua companhia na caminhada até a Barra da lagoa.

A praia do Campeche e a da Joaquina foram os primeiros desafios do dia.

Após, a árdua trilha do Gravatá pôs novamente em desafio o preparo dos caminhantes.

Cruzando a Praia Mole, o grupo seguiu para a Praia da Galheta.

Para finalizar a caminhada do dia restava vencer a trilha até a Barra da Lagoa. Lá do alto da trilha a bela visão em 360° permitia apreciar a Lagoa, as matas e o oceano até a longínqua linha do horizonte.

6º DIA – Quinta-feira

Pela manhã o grupo percorreu toda a extensão da Praia da Barra da Lagoa e entrou na trilha da Praia do Moçambique. No meio da trilha os caminhantes eram aguardados com um farto lanche com frutas, água gelada, sucos e cup-cakes elaborados pela Clarice e Maurício Berka e decorados com a seta logomarca da ACACSC. Rudi, Ana Zen e Vanisi ajudaram a servir aos caminhantes.

Rudi, Ana e Vanisi acompanharam o grupo que seguiu até o final da Praia do Moçambique, atravessou o Costão e toda a Praia do Santinho, assim como a trilha nas dunas que levam a Praia dos Ingleses, destino daquele dia.

7º DIA – Sexta-feira

Já bem entrosado o grupo enfrentou no início da manhã a difícil trilha no costão que separa a Praia dos Ingleses da Praia Brava.

Percorrer a Praia Brava foi um breve descanso para enfrentar, em seguida a trilha que leva à Praia da Lagoinha e, depois, devido a maré alta não foi possível caminhar pela praia e o grupo seguiu pela zona urbana até Jurerê que foi percorrida em sua integridade.

Veio, então, a subida ao forte de São José da Ponta Grossa e na sequência a curta Praia do Forte e finalmente, a Praia da Daniela, último pernoite do Caminho.

No jantar um sentimento de perda antecipada era compartilhado pelo grupo.

8º DIA – Sábado

O último dia de caminhada começou com a travessia de barco até Santo Antônio de Lisboa onde começaria o último trajeto de caminhada.

Passando por Cacupé e pelo bairro João Paulo o grupo seguia firme enquanto no salão de festas da sede do CONFIA um grupo de associados preparava o almoço de recepção, no qual contribuíram os caminhantes Ivo Kamimura e Sandra Missfeldt.

A cozinha estava sob o comando de Maria Zilda Pereira Staub, vice-presidente da ACACSC e que fôra um dos guias do grupo nos seis primeiros dias de caminhada.

Colaboraram também na preparação do almoço ou no apoio os associados André Wendhausen, Leônidas, Clara Kuhn, Clarice e Maurício Berka, Armi, Arruda, Vanisi e Zélia Fraga.

A chegada do grupo se deu por volta da 14h30.

Após o almoço o presidente Rudi Zen deu início a cerimônia de encerramento.

Ivo Kamimura foi o escolhido pelo voto individual como o melhor amigo do grupo e recebeu como lembrança uma bernunça de cerâmica.

Cada participante recebeu o Certificado de conclusão do Caminho da Ilha, um documento que registra a garra em cumprir os 180 km ao redor da ilha.

Após, foi efetuado o sorteio dos brindes fornecidos pela CURTLO que teve o seguinte resultado:

• Calça Termo – vencedor: Ismar Antão Marques, de Campinas/SP
• Blusa Termo – vencedor: Ana Maria Garcez H. Keri, de São Paulo/SP
• Money belt – vencedor: Marcos Bobrik, de Campo Largo/PR
• Pochete – vencedor: João José de Souza [Jota], de Florianópolis/SC
• Mochila Kalahari 12l – vencedor: Ivo Yukata Kamimura, de Campinas/SP

O Presidente agradeceu a colaboração de todos os envolvidos no evento e, ao citar o guia Fernando Naohiro Higa, todos se levantaram e o aplaudiram de pé.

Por fim, alguns caminhantes deram seus depoimentos e foi dada por encerrada a nona edição do Caminho da Ilha. Um sucesso!

A ACACSC agradece a todos os associados que de forma direta ou indireta colaboraram para a viabilização deste evento e a parceira CURTLO que sempre nos apoiou.


Fotos de Ana Zen e Maurício Berka:


Fotos de Reynaldo Pires Ferreira:


Fotos de Mara Cardoso:


Fotos de Terezinha Mello:


Filme de Dalva Fajardo:

Clique na imagem para assistir ao filme.