Quem Somos Nós da ACACSC?

2015_Quem-somos-nos

Por: Marize Amorim Lopes


Noventa e um associados da ACACSC participaram de pesquisa sobre “Aspectos Motivadores dos Caminhantes Participantes da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela”, conduzida por Aline Corrêa Ferreira como trabalho de conclusão do Curso de Bacharelado em Educação Física, sob a orientação da professora e associada Dra. Marize Amorim Lopes.

“O objetivo deste estudo é descrever os motivos que levam pessoas a aderirem à Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela para realizarem caminhadas”.

A pesquisa ocorreu no primeiro semestre de 2015, por meio de aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas.

O estudo envolveu 91 associados e alguns dados chamam a atenção quanto a diversos aspectos:

  • Sexo: 54% são mulheres e 46% são homens, mostrando um equilíbrio.
  • Faixa etária: 44% tem idade entre 50 a 59 anos, 38% de 60 a 69 anos e 10% de 70 a 79 anos e apenas 8% tem idade inferior a 49 anos. Como constatou Aline: “(…) a idade avançada não é um fator limitante para caminhar e participar da ACACSC”.
  • Estado civil: 62% são casados, 13% são separados, 10% são solteiros e 6% são viúvos.
  • Religião: a maioria é católica.
  • Escolaridade: 80 associados possuem curso superior completo, destes 38 têm pós-graduação, nove tem nível médio completo e apenas três não completaram o nível médio. “(…) Observa-se que a maioria dos associados da ACACSC possui alta escolaridade, sugerindo que o conhecimento sobre o Caminho da Santiago e outros caminhos pode estar associado a pessoas mais intelectualizadas” – interpreta a autora.
  • Ocupação destaca-se: 38 são aposentados, 14 aposentados ativos e 23 remunerados ativos.
  • Renda: 71 associados têm renda superior a seis salários mínimos.
  • Saúde atual: 49% têm a percepção de ótima saúde, 48% boa e apenas 3% a consideram regular. Segundo a autora este fato pode estar vinculado ao ato de caminhar regularmente.
  • Prática de atividade física: 84% têm o hábito do exercício físico, de diferentes modalidades, entre as quais a caminhada com frequência entre duas e três vezes por semana.
  • Motivos de ingresso na ACACSC, os pontos mais citados foram: troca de experiências do Caminho; caminhadas na natureza e/ou lugares diferentes; convívio com pessoas; fazer novos amigos e as caminhadas organizadas e regulares.
  • Tempo de associado: 33 pessoas estão participando há menos de quatro anos; 29 entre quatro e nove anos e 29 acima de dez anos.
  • Caminhadas de maior interesse, as mais apontadas foram as de finais de semanas e de um dia; as de mais dias e mais longas; todas as oferecidas pela ACACSC; as de contato com a natureza, de cunho histórico e cultural.
  • Influência da ACACSC na vida dos associados por promover: a integração e amizades; alegria e momentos especiais; novas aventuras e horizontes; treinamento físico, lazer e saúde; apoio e incentivo para caminhar; uma associação operante; vida social e a preparação para o Caminho de Santiago de Compostela.

Em suas conclusões, a autora afirma: “(…) a Associação passou a ser uma entidade agregadora e disseminadora da atividade física e ocupacional, exercendo importante papel na vida destas pessoas dando-lhes novas perspectivas, estimulando-lhes a capacidade de superação física e a busca de novas aventuras”.

E conclui: “(…) As caminhadas vêm contribuindo para uma vida mais saudável dos associados, tanto por desenvolver laços sócios afetivos, como condicionar o corpo de forma prazerosa e dinâmica”.