Sertão do Ribeirão da Ilha

2015-05-30_Sertao-Ribeirao_abertura

Caminho Sertão do Ribeirão ao Pântano do Sul

30 de maio de 2015

Por: Marize Amorim Lopes e Jose Sidinei Schlichting

A caminhada promoveu reencontros de velhos amigos e o surgimento de novas amizades, aumentando assim a família ACASCSC. Fomos agraciados com um belíssimo amanhecer e começamos o sábado com muita animação, o que podia se observar já durante o translado até o local de saída da caminhada.

Nossa presidente da ACASCSC iniciou as atividades apresentando os guias Leo e Souza, e prosseguiu apresentando os novos associados e dando os avisos gerais. Ao final, realizamos nossas orações e agradecimentos e estávamos prontos para o percurso.

O caminho foi sendo realizado ao clima de bate-papos, reencontros e trocas de informações. De início tivemos que subir um morro íngreme, testando nossa capacidade aeróbia. Paradas iam acontecendo para esperarmos os que vinham mais lentamente, possibilitando sempre estarmos juntos em todo o trajeto.

Que riqueza desta maravilhosa Ilha! Nascentes, córregos, canto de pássaros e pessoas da localidade que nos cumprimentavam com um “bom dia”, tudo ia enriquecendo nosso visual. Entre subidas e descida chegamos ao “Alambique do Zeca”, famoso na região. Claro que tivemos que fazer uma paradinha para nosso lanche neste local e experimentamos vários sabores de cachaça: açafrão, pimenta, envelhecida, natural, da sogra, das damas, entre outras. Todas foram sendo saboreadas e a partir daí os risos se multiplicaram.

Que deslumbrante poder avistar o mar entre o verde de nossa vegetação! Cada vez mais íamos nos aproximando da praia. A maioria do grupo ousou passar pela praia, que estava com um pequeno trecho de areia, por causa da ressaca do mar. Outros resolveram voltar pela estrada.

Foi maravilhoso reabastecermos nossas energias com o exuberante visual de nossa Ilha e com o sorriso e abraços dos colegas.

Chegamos ao ponto de encontro final para nossa confraternização: o Restaurante Mandala. No cardápio: peixes temperados, pirão, cerveja, visual da praia e muita alegria. Foram aproximadamente 15 km de pura harmonia e tranquilidade.

No ônibus, o retorno foi de muita animação: risadas, contos, cantos e lembranças de trechos da trilha. Não faltaram também recordações saudosistas de outras trilhas já percorridas pelo grupo.


Fotos: Catarina Maria Rüdiger

Detalhes do Evento