Página 15 - Olhar Peregrino paginadaOK4

Versão HTML básica

certa altura de nossa existência questionamos o enigma
da vida e isso leva-nos a três perguntas fundamentais, que não são
patrimônio de ninguém, pois presentes em escolas de
pensamento, religiões e sistemas losócos: Quem sou eu? De
onde venho ou vim? Para onde vou?
Essas interrogações estão plantadas no coração ou no
interior do ser humano e aí cam em dormência até que um dia
mentes que pensam ou seres com alguma consciência de si
mesmos formulam tais questionamentos, tenham ou não religião,
seja sua cultura renada ou não. Tais perguntas são atávicas.
De onde vim? Para onde vou?
Ora, se vime vou, os verbosmostramclaramente que estou
aqui, mas não sou daqui e aqui não carei, logo, aqui não é meu
lugar, portanto, estou temporariamente, de passagem, em
trânsito.
Todos os dias o sol vem e vai e, assim como ele, também
nós aqui estamos de passagem. Ele, assim como outras coisas,
indica que nossa estada aqui é temporária. A caminhada diária
dele mostra-nos movimento, impermanência, mudança. Nossa
vida aqui é um acampamento, indicando trânsito, passagem,
chegada ou partida. Na realidade, conscientes ou não, somos
caminhantes, somos peregrinos vindos de..., a caminho de...,
caminhando para...
No evangelho de Tomé – logion 47 – consta: “
Jesus dizia:
2
Sede passantes
” e isto é de uma clareza imensa.
3
O sermão da montanha, fala das Bem-aventuranças . Na
versão latina é empregado o termo “
beati
” e na grega, “
macarioi
”,
entretanto, exegetas falam que Jesus, muito provavelmente, teria
A
Ambulare pro Deo
¹
Suenon Ma a Pinto
1
SHRADY, Nicholas, Caminhos sagrados, 1999; 1ª edição; Editora Objetiva Ltda, Rio de Janeiro; pg.
14; tradução: “caminhar por Deus / para Deus”
2
LELOUP, Jean-Yves, Se minha casa pegasse fogo, eu salvaria o fogo, 2002, Editora UNESP, São
Paulo, pg. . 48 e 90.
3
MATEUS 5, 1-11, Bíblia Sagrada, 1980; 28ª edição; Editora Ave Maria, São Paulo, pg. 1.288