XI Caminho da Ilha




18 a 25 de maio de 2013

A décima primeira edição do Caminho da Ilha, promovido pela ACACSC no período de 18 a 25 de maio de 2013, encerrou-se com êxito.

Participaram 50 pessoas, sendo 4 guias e 46 caminhantes. O grupo era formado por 24 mulheres e 26 homens. Por local de origem tínhamos: Santa Catarina= 18; Rio Grande do Sul= 13; São Paulo= 12; Minas Gerais= 3; Paraná= 2; Bahia= 1 e Distrito Federal= 1.

Na sexta-feira à noite, véspera do evento, os caminhantes foram recepcionados na sede da ACACSC com jantar e distribuição dos kits.

Os caminhantes foram distribuídos em dois grupos, ambos iniciando a caminhada sob a figueira da Praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis, seguindo em direção opostas: o grupo SUL partiu em direção ao Ribeirão da Ilha e o grupo NORTE em direção a Praia da Daniela.

Na terça-feira os participantes dos dois grupos pernoitaram no mesmo hotel na Praia do Campeche, onde puderam confraternizar e trocar experiências. No sábado, dia 25 chegaram na sede da ACACSC, onde foram recepcionados com uma taça de espumante e almoço.

A ACACSC agradece a todos os associados que colaboraram para a realização deste evento. Sabemos que sem a dedicação dessas pessoas não seria viável promovermos o Caminho da Ilha da forma como o fazemos; com carinho.

Depoimento de Rudi Zen, Presidente da ACACSC e guia do grupo norte:

“O outono começava a se apresentar. Todos os preparativos já organizados, previsão de uma semana chuvosa.
Assim, no dia 17 de maio de 2013, os caminhantes foram chegando na sede da ACACSC para o jantar de recepção.

Procuramos criar um ambiente descontraído e receptivo, desta forma os participantes foram se conhecendo, foram definidas as direções, algumas indicações do caminho e distribuição dos kits.

Naquele momento cresceu em mim um sentimento de paternalismo e também um pouco de apreensão por não ter me inteirado da profissão ou cargo de cada um, não o fiz porque eu queria conhecê-los na sua essência e não no seu status sócio-econômico.

No sábado, sob a figueira centenária da Praça XV, iniciamos nossa aventura de percorrer 170 km em uma semana, buscando dar sentido aos nossos momentos de encanto em cada rincão desta ilha.

A chuva não veio, quem sabe por interferência de Santiago. Caminhamos por praias, costões e trilhas. Subimos barrancos e pedras, esquecemos nosso dia-a-dia fazendo com que fôssemos todos iguais. Nossos sentimentos foram aflorando até chegar a emoção. Meu sentimento paternalista incomodou pois eu queria todos os filhos por perto, um cuidado bobo e uma utopia no desejo de que todos participassem da emoção que o ambiente natural e colossal oferece sem cobrar para quem o visita. Como fazer para que todos sentissem a força extraordinária desses lugares?

Enfim caminhando um pouco a cada dia fomos deixando para trás, longe no horizonte, as belezas de cada lugar. Desta forma e cada um a sua maneira escreveu uma nova historia para suas vidas.

Agradeço a todos os participantes pelo companheirismo, pelas amizades que criamos, pelas lembranças que guardamos, pelo aprendizado e pela ajuda que tivemos.

Desejo que a paz e a harmonia reinem em cada um de nós.”

Rudi Zen


Fotos de Maria Cirlene Cordioli:


Fotos de Ana Zen:


Fotos de Elizabeth da Cruz Ussyk:


Fotos de João José Bressan (dia 18 – grupo SUL):


Fotos de João José Bressan (dia 19 – grupo SUL):


Fotos de João José Bressan (dia 20 – grupo SUL):


Fotos de João José Bressan (dia 21 – grupo SUL):


Fotos de João José Bressan (dia 22 – grupo SUL):


Fotos de João José Bressan (dia 23 – grupo SUL):


Fotos de João José Bressan (dia 24 – grupo SUL):


Fotos de João José Bressan (dia 25 – grupo SUL):