Em 05/05 mais uma caminhada na Ilha


 

Seguindo nossa meta de realizar um evento um dia por mês, programamos para o dia cinco de maio mais uma caminhada dentro do conceito Redescobrindo a Ilha da Magia.

Nossa intenção é incluir nos trajetos de caminhada pontos inéditos ou pouco percorridos, possibilitando que todos tenham acesso às maravilhas de nossa Ilha.

Segue abaixo o convite:

 

REDESCOBRINDO A ILHA DA MAGIA

CAMINHADA E TRILHAS DA BARRA DA LAGOA A COSTA DA LAGOA

Vamos redescobrir a Ilha da Magia, percorrendo os lugares mais encantadores existentes “neste pedacinho de terra”.

Não há necessidade de se cadastrar. Basta estar no local de encontro na hora determinada.

Não há necessidade de ser associado.

 

DATA/HORA/PONTO DE ENCONTRO:  05 de maio de 2012 na entrada para Fortaleza da Barra, as 08h30m. Se você não quer fazer o trajeto do morro da Barra, poderá aguardar o grupo na Barra da Lagoa, junto a ponte pênsil, em torno das 9h30m.

  1. De condução própria: Deixar o veículo estacionado na Lagoa da Conceição e deslocar-se até o TILAG, em seguida embarcar no ônibus  “360 – BARRA DA LAGOA” até as 08h15m e desembarcar na entrada para Fortaleza da Barra (Servidão Jósé Laurindo de Souza). Obs: o veículo tem que ficar na lagoa porque o retorno será lá.
  2. De ônibus: No TICEN embarcar no ônibus da linha “LAGOA DA CONCEIÇÃO (330)”, as 07:15 H  ou  07:35 H e desembarcar no  TILAG (Terminal de Integração da Lagoa) , em seguida  embarcar no ônibus da linha “BARRA DA LAGOA (360)” as 08:15 H e  desembarcar na entrada para Fortaleza da Barra.

DESCRIÇÃO DO TRAJETO:

  • Distância: 15 km (aprox.)
  • Grau de dificuldade: difícil
  • Aguardaremos a chegada do ônibus ‘BARRA DA LAGOA (360)” e por volta das 08:30 H, iniciaremos a caminhada, precedida de oração, recomendações sobre os procedimentos na trilha e esclarecimento sobre o trajeto e exercícios de alongamento.  O percurso inicia-se na bifurcação Barra da Lagoa/Fortaleza da Barra, segue até o pé do Morro que liga a Barra da Lagoa a Praia da Galheta, sobe o referido morro e caminhando no topo poderemos contemplar beleza natural do local e chegar a  Barra da Lagoa. Na Barra da Lagoa caminharemos na praia até a Reserva Florestal do Rio Vermelho, dentro da reserva seguiremos pela trilha/estrada até o Terminal Lacustre. No Terminal, de barco, atravessaremos a Lagoa e desembarcaremos na Praia do Saquinho da Lagoa, onde existe uma construção denominada “castelinho”. Seguiremos pela trilha da Costa da Lagoa até Restaurante Paraíso Néia.

ALMOÇO: a combinar (por conta de cada um), existem vários restaurantes nas imediações.

RETORNO:  O retorno poderá ser pelo barco ou a pé pela trilha, na Lagoa da Conceição tomar o ônibus para o Centro ou apanhar o seu veiculo.

RECOMENDAÇÕES:

  1. Calçar tênis/botas apropriados para TRILHAS devido as condições adversas do terreno;
  2. O cajado é recomendável;
  3. Estar trajado de calça comprida, devido a vegetação existente no local;
  4. Levar: água, frutas, guloseimas, protetor solar, repelente, dinheiro p/almoço, duas passagens de barco (10 + 5 reais);
  5. Haverá uma travessia de riacho e dependendo do maré será necessário retirar a bota/tênis. Recomendamos aos caminhantes levarem “toalhas/panos/camisetas velhas” para enxugar os pés, após a travessia.

CONTATO :   Fernando (9629 95344 ou 3244 6585) – Maurício (9971 0058).

OBSERVAÇÃO: Em caso de mau tempo a caminhada poderá ser cancelada. Um guia estará presente no ponto de encontro e juntamente com os demais presentes no local será tomada a decisão de cancelar ou não. Quem não quiser não precisa deslocar-se até o local, fica a critério de cada um, de comparecer ou desistir.