Trajeto de 05/05 é testado

Nesta terça-feira (24/04) o Capitão de trilhas Fernando Higa e eu (Maurício), percorremos a trilha agendada para ser realizada no sábado cinco de maio.

A finalidade deste reconhecimento é a de cronometrar o trajeto, revisar o estado das trilhas e estudar a logística da caminhada, minimizando riscos.

O dia estava nublado deixando o clima mais fresco.

Do centro até a Lagoa levamos cerca de trinta e cinco minutos. Lá tomamos outro ônibus com destino a Barra da Lagoa. Do TILAG até a entrada da Fortaleza da Barra, onde descemos, a viagem demorou 15 minutos. Apesar destes tempos terem sido tomados em dia útil, servem de base para aqueles que utilizarão este meio de transporte no dia da caminhada.

Apuramos que para aqueles que tomam um café da manhã menos reforçado e gostam de fazer um lanche no meio da manhã, há uma excelente padaria na Barra da Lagoa, onde deveremos fazer uma pequena parada com o grupo.

Depois de uma curta passagem pela praia, tomamos a agradável trilha no meio da Reserva Florestal do Rio Vermelho.

No Terminal Lacustre* tomamos um barco para fazer a travessia da lagoa até a Costa da Lagoa.

A novidade desta caminhada será o fato de que desceremos na Praia do Saquinho (dentro da Lagoa) e percorreremos uma trilha seguindo para a comunidade da Costa, num trecho que acreditamos ainda não foi percorrido por boa parte de nossos associados e amigos.

Em nossa avaliação será uma caminhada muito agradável, apesar de ser considerada difícil.

Considerando que há muitas subidas e descidas, o cajado se torna uma ferramenta útil.

* – Lacustre = Relativo a lago. Que está às margens de um lago ou sobre ele.

Maurício Berka


Fotos de Maurício Berka: