Mensagem do ex-presidente Rudi Zen

Amigos associados da ACACSC;

Esta foto vai ser guardada no lado esquerdo do peito. Sempre quis reunir todos os presidentes em um só evento, como símbolo de união e solidariedade, que sempre vem acontecendo na ACACSC. Aconteceu aos 45 minutos do 2º tempo e Deus te colocou ali para registrar.Obrigado! (Na foto: Catarina, Rudi, José Alves, Padre Prim, Ferreira, Maria Zilda e Talmir)

Nunca consigo escrever nada partindo da cabeça, por ela eu seria analfabeto, mas quando a emoção toca o coração…”rumpen-se las cadenas e abren-se las ventanas”, obrigando este cérebro preguiçoso a viajar pelo tempo.

Há mais de nove anos, por decisão unânime da família, nos desfizemos dos imóveis e carregamos os móveis com destino a Florianópolis. Deixamos uma riqueza imensa, aquela que nenhum dinheiro pode comprar, uma história, muitos amigos e muitos irmãos.
Numa tarde de setembro, sob uma garoa que mais parecia neblina atravessamos a ponte. Fomos recebidos por amigos conterrâneos que aliviaram em muito nossa transição.

A lembrança de nossa convivência nos obrigava a um vai e vem para acalmar as saudades, sentimento este que é, em mim, o mais presente, vivo com saudades até de quem está junto e lá íamos nós com toda a família.

O tempo? Melhor terapia, foi nos recuperando e ensinando novos caminhos, sem esquecer os já percorridos. Sim os filhos,razão e causa de toda nossa alegria, amor,sonhos, esperanças foram encontrando seus caminhos a fim de cumprir com seus destinos, estudos, trabalhos e lazer e agora cada um deu-me um neto, orgulhoso me considero realizado.

Com a finalidade de continuar com minha habitual vida pouco sedentária, fui procurando alternativas que sugeriam movimentos como exercícios físicos, finalmente caminhar beira mar a fora em companhia da esposa e as vezes dos filhos e agregando amigos.

Com duas amigas queridas formamos o quarteto inicial. Logo o convite para uma caminhada longa em um grupo, com uma Associação que não conhecíamos. Fomos percorrer o Circuito do Vale Europeu Catarinense!

Lá fomos nós, curiosos, assustados e desajeitados, com bastão, mochila e botas inadequadas e tudo o mais com muito pouca utilidade. Um ônibus a nossa espera, vamos embarcar e a pressão subiu, estrategicamente sentei sobre o meio do ônibus para melhor ver e ouvir. A alegria era contagiante e maior nas pessoas que embarcavam ao longo do caminho. Ao jantar manifestações de carinho e amizade eram constantes, pessoas que eu jamais havia visto pareciam velhos amigos. Gostei muito!

Sábado, dia 05 de julho de 2008, cedinho,após o café matinal, alongamento, oração e iniciamos a caminhada. Parti alegre e prosa em meio a pessoas fantásticas e assim foram as primeiras horas, nas segundas fiquei mais calado pensando em como estava longe o nosso destino, nas terceiras uma dor, nas quartas horas 5 ou 6 dores, nas quintas bem contadas 14 dores, daí em diante eu era uma única dor, ao entrar em Timbó, cheguei? Não…..até o hotel mais 3 km, meu mantra era “nunca mais, nunca mais”. No hotel um litro de água, um banho, uma cama e o mantra “nunca mais”.

Jantar, uma taça de vinho e caí na cama como uma barra de chumbo. Domingo, 05:30 horas acordei sedento por um café com uma vontade incontrolável de caminhar, a tardinha, ao chegar em Pomerode meu mantra era ”nunca mais deixarei de caminhar, nunca mais deixarei de caminhar”.

Foram muitas as caminhadas e foram muitos os caminhos, os do aprendizado, os do respeito, os do amor fraterno, os da união e compartilhamento.

De tanto andar a esmo, livre e por vontade própria encontrei lindas paisagens naturais, vales, rios montanhas, bosques. Vi o que a mão do homem construiu ao longo dos séculos e entrei em algumas maravilhosas obras, algumas pude compreendê-las e outras não. Conheci povos e pessoas, muitas estendendo tapetes de aprendizados pelos caminhos, mas cheguei trazendo uma bagagem de conhecimento e principalmente, de forma sutil o conhecimento de mim mesmo, na paz de quem chega.

Novos tempos, estes surgindo de mansinho, em forma de pedido, mas que era uma necessidade, posto que não havia outro que se dispusesse a administrar a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela. Sempre entendi, até por outras experiências, que estes convites não são para sentar à cabeceira da mesa ou em um trono e sim para arregaçar as mangas e trabalhar. Que a credibilidade vem do desapego dos benefícios que se pode usufruir, que o sucesso vem das pessoas a escolher para compartilhar a administração, de um bom motivo e entusiasmo para aceitar.

Aceitei! Entendi que havia chegado o momento de dar a minha contribuição para esta entidade que tantos benefícios traz para todos nós.

As escolhas para compartilhar a administração caíram sobre pessoas que as assumiram com vontade, amor, dedicação e muita competência.

Reconhecido agradeço!

Os auxílios – pessoas muito amigas e queridas assumiram a criação de eventos, acolhendo-os com carinho dando-lhes vida, graça e cor.

Reconhecido agradeço!

Os conselheiros, sempre agiram com coerência e imparcialidade, nos auxiliando em muito quanto a credibilidade e auto confiança.

Reconhecido agradeço!

Os sócios, sempre demonstraram apoio e confiança pelo que nos sentimos seguros e incentivados, tornando nossas tarefas prazerosas e gratificantes.

Reconhecido agradeço !

Por nós – nos esforçamos para fazer o melhor que podíamos, reconhecidos que recebemos um campo fértil, já bem semeado, bastou irrigar para colher.

Agradecemos aos nossos antecessores.

A sucessão – desejamos que seja para eles um caminho de graça e satisfação e nos colocamos prontos a colaborar naquilo em que pudermos ser úteis.

Que Deus e Santiago abençoe a todos!

Neste últimos dois anos tive um aprendizado amplo e muito especial, já vinha sentindo modificações em decorrência do caminho de Santiago, creio que ele me colocou em uma tarefa especial para consolidar os naturais ensinamentos. Aprendi entre outras muitas coisas a ter respeito e aceitar as pessoas como são, a ouvir pacientemente, a pensar e avaliar antes de decidir, a desviar pedras do caminho e evitar espinhos que possam nos ferir, enfim aprendi a amar a natureza, as pessoas e mais forte ainda a Deus.

Na tentativa de divulgar o Caminho de Santiago, nós o fizemos a nossa maneira, com simplicidade e sem onerar a ACACSC. Encaminhamos em dois anos 140 credenciais para peregrinos que foram a Santiago de Compostela. Divulgamos com destaque o Caminho da Ilha, como preconizador do Caminho de Santiago, para conhecimento da Ilha de Santa Catarina e da ACACSC. Conduzimos em dois anos 256 peregrinos no Caminho da Ilha.
Hoje reconheço que nosso tempo administrativo terminou, o novo se iniciou.

Agradeço a Deus pelo nosso tempo que passou e desejo que o novo tempo que se inicia, seja iluminado e muito feliz.

RUDI ZEN
ex-Presidente
ACACSC – Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela