Caminho da Ilha é matéria da revista TOP Saúde

Com o título “Por Trilhas, Praias e Costões – Preparando para Trilhar o Caminho de Compostela”, a revista TOP Saúde publicou com destaque matéria sobre o Caminho da Ilha em sua edição comemorativa aos dois anos de sua existência.

A TOP Saúde, com circulação dirigida a consultórios de profissionais da saúde, é uma revista que trata de temas das mais variadas especialidades médicas, de higiene, nutrição e saúde física e mental.

Capa da revista que contém a reportagem.

Abaixo a reportagem, conforme foi publicada:

POR TRILHAS, PRAIAS E COSTÕES
Preparando para trilhar o Caminho de compsotela
A atividade humana na Ilha de Santa Catarina – a maior de um arquipélago de mais de 30 ilhas -remonta a cinco mil anos. Já foi denominada Meiembipe, Ijurerê-Mirim e Ilha dos Patos. O nome atual foi dado pelo navegador Sebastião Caboto.

No ano de 1673, o bandeirante Francisco Dias Velho fundou na ilha o povoado de Nossa Senhora do Desterro. Para manter sua posse, os portugueses nela construíram fortalezas e a povoaram com colonos vindos das Ilhas dos Açores, distribuídos estrategicamente em diferentes freguesias (vilas). Em 1823, a já cidade de Nossa Senhora do Desterro tornou-se a capital da Província de Santa Catarina. Em 1894, seu nome passou a ser Florianópolis, uma homenagem ao então presidente Floriano Peixoto.

Por suas belezas naturais, a Ilha de Santa Catarina é visitada anualmente por centenas de milhares de turistas em busca de lazer, das melhores festa do país para todos os gostos, de praia, além de muitas famílias nela se estabelecerem em busca de melhor qualidade de vida, pois sua modernidade convive harmoniosamente com a placidez das comunidades do interior.

O Caminho da Ilha

O Caminho da Ilha foi criado pela Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC), cujo objetivo é divulgar o tradicional caminho espanhol de peregrinação, preparar os futuros peregrinos e fornecer-lhes a Credencial do Peregrino. Inácio Stoffel, secretário da atual diretoria da ACACSC, explica que este é o principal evento dentre outros importantes. “São 188 Km de percurso, divididos em oito etapas, com trechos muitas vezes difíceis devido a variações de relevo bastante acentuadas, seguindo por trilhas, praias e costões que compõem o contorno da Ilha de Santa Catarina”, diz.

Geralmente semestrais, as caminhadas iniciam com a formação de dois grupos que partem da Praça XV de Novembro – a Praça da Figueira -, no centro de Florianópolis. Enquanto um grupo toma o rumo norte, tendo o primeiro pernoite no Balneário Daniela, o outro segue rumo ao sul, pernoitando no Ribeirão da Ilha.

“Por medida de segurança, cada grupo é levado por dois guias experientes associados da ACACSC”, diz Inácio. Os pernoites são feitos em pousadas nas praias do Balneário Daniela, Ingleses, Barra da Lagoa, Campeche, Armação, Pântano do Sul/Solidão e Ribeirão da Ilha. Os dois grupos – vindos de direções opostas – acabam por encontrar-se na tarde do quarto dia na pousada do Campeche e, novamente, ao final do percurso para um almoço de confraternização, celebração e despedidas.

Trata-se de uma vivência prática do dia-a-dia peregrino: mochila às costas, caminhar o percurso convivendo com pessoas que ainda não conhece, auxiliar e ser auxiliado, deixar-se envolver pela beleza da Ilha-Capital e das ilhas a seu redor, degustar a gastronomia local, conhecer a cultura do Mané da Ilha – o Manezinho -, suportar o cansaço e a dor eventual, trocar ideias e buscar informações úteis à peregrinação e, enfim, celebrar a chegada ao albergue ou pousada para o merecido descanso.

A ACACSC é uma entidade sem fins lucrativos e entre as ações de divulgação do Caminho da Ilha estão palestras, distribuição de livros e de folhetos informativos, o site www.amigosdocaminho.com.br e orientação personalizada a candidatos à peregrinação. Todas as pessoas podem participar das caminhadas, porém os sócios têm alguns privilégios, como por exemplo, preços diferenciados e preferência nas vagas. Para se tornar um associado, entre no site.