Correio Lageano noticia atividade da ACACSC


O jornal Correio Lageano publicou reportagem em 04 de março sobre o passeio organizado pela ACACSC ao Hotel-Fazenda do Barreiro, em Urupema, nos dias de Carnaval deste ano (estranhamente a repórter situou o hotel em Urubici).
O texto, acompanhado da foto acima, descreve parte de nossas atividades na Serra Catarinense e divulga nossa Associação e seus objetivos, como se vê a seguir:

Lages, 04/03/2014, Correio Lageano, por Joana Costa

Fugir do agito do carnaval e aproveitar o feriadão junto à natureza é o objetivo dos integrantes da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela. Grupo de 68 pessoas iniciou no último sábado e encerra hoje o ciclo de quatro dias de caminhadas pela Serra Catarinense, com 74 quilômetros percorridos a pé.

A associação reúne pessoas do estado que percorreram o caminho de Santigo de Compostela, na Espanha, ou estão se preparando para a aventura. O grupo escolhe roteiros pelo estado e pelo Brasil. Desta vez a opção foi a Serra Catarinense. “Queremos conhecer novos lugares, a parte cultural de cada região”, informa a presidente da associação, Catarina Maria Rüdiger.

O grupo tem pessoas com faixa etária de 40 a 70 anos, que buscam manter o corpo e a mente em atividade. “Uma caminhada é o congraçamento, promove a solidariedade, a amizade, entrosamento do grupo, melhora a saúde, o equilíbrio e os movimentos do corpo”, acrescenta.

Preparação| Antes de partir, o grupo faz o aquecimento e uma oração. Para caminhar os equipamentos são roupas e sapatos confortáveis, água, protetor solar e chapéu. O cajado ajuda a manter o equilíbrio. “Para quem está começando agora aconselho percorrer morros menores, tente fortalecer as pernas”, aconselha Catarina.

O roteiro iniciou no sábado, com partida do Hotel Fazenda do Barreiro, e Urubici, até o Morro Grande, com 1.410 metros de altitude, no município. Ida e volta somam 14 quilômetros. No segundo dia os visitantes caminharam 25 quilômetros indo e até o Caminho das Tropas, na Coxilha Rica, em Lages, Na segunda-feira, o grupo foi da fazenda até a área urbana de Urubici, somando mais 25 quilômetros e hoje a caminhada é de 10 quilômetros pelos campos da região.

Cultura regional é atração para os visitantes

Como ponto de partida e descanso, os peregrinos escolheram o Hotel-Fazenda do Barreiro, em Urubici. O proprietário do local , Laelio Avila Bianchini, o seu Lélo, como é conhecido, com seus 73 anos de idade, preparou programação especial para as noites.

A fazenda tem 204 anos de fundação e há 20 anos o local foi transformado em hotel-fazenda. Sua família vive ali há cinco gerações e um pouco dessa história será repassada ao grupo de caminhadas. “A nossa região teve importância no tropeirismo.

Quero falar um pouco sobre a nossa história para esse grupo especial”, declara.
Acostumado a receber no hotel grupos que desejam conhecer o cotidiano da vida no campo, esta é a primeira vez que ele recebe um grupo exclusivo de caminhadas.”

Veja a matéria no site do jornal clicando aqui.