Caminho da Ilha poderá ser sinalizado

Em audiência com a Secretária Municipal de Turismo de Florianópolis – Maria Cláudia Evangelista -, no dia 28 de abril, a diretoria da ACACSC solicitou o apoio do poder público ao Caminho da Ilha, por ser também de interesse turístico, histórico e cultural para o município.

Após apresentar a Associação e seus objetivos, a presidente Catarina Maria Rüdiger entregou à Secretária ofício em que “a Associação solicita a demarcação do caminho, utilizando uma comunicação visual e apontando as características de cada etapa, facilitando seu acesso e utilização, bem como a conservação e limpeza das trilhas, para maior segurança e tranquilidade das pessoas na realização das etapas propostas”.

Num documento de apoio, anexo ao ofício, foi apresentado um rápido histórico do Caminho da Ilha, bem como seu objetivo: preparar física e psicologicamente peregrinos para o Caminho de Santiago de Compostela. Nele também foram descritas as etapas do caminho, os locais percorridos, as respectivas distâncias e seus pontos críticos em questões de sinalização, limpeza e segurança.

A Secretária Maria Cláudia mostrou-se entusiasmada com a dimensão que o Caminho da Ilha já alcançou desde seu início em 2006.

Consideramos que foi uma reunião produtiva, uma vez que o assunto já foi repassado à assessoria da Secretaria para dar continuidade ao projeto, além do que, tanto o ofício quanto seu anexo foram também encaminhados à Superintendente do Instituto de Planejamento Urbano – IPUF, arq. Vanessa Pereira.

A Diretoria