Coração Verde e Amarelo

Meu coração anda relutante e desanimado. Confesso que particularmente nunca gostei muito de futebol mas ainda assim sempre vibrei com a alegria do meu saudoso pai pelo seu time de paixão, o Figueirense Futebol Clube. Em época de Copa do Mundo meu sangue brasileiro transformava-se em verde e amarelo e batia junto a Seleção Canarinho.

Hoje, o momento em que vivemos aqui no Brasil, o país enfermo, órfão de justiça e de segurança, em meio a ameaças de radicalização dos protestos pelos desmandos dos governantes e do prenúncio de greves nos serviços públicos, tudo isso faz a indignação do povo brasileiro ser maior do que sua animação pela Copa . Com seus gastos excessivos , o Mundial de futebol é uma afronta à realidade do país, carente de hospitais e escolas, do básico para o desenvolvimento de uma Nação.

Deve-se botar a boca no trombone e denunciar os desgovernos, sim. É um direito legítimo do cidadão e das categorias profissionais, porém sem misturar articulações oportunistas, políticas e às vezes até violentas, com atos de vandalismo, dizendo ser um boicote ao evento do Mundial. Isso em nada nos acrescentará. Reagir com violência nunca trouxe a solução para os problemas. A ação firme e pacífica parece ser o melhor caminho. O voto consciente nas urnas, outra opção.

E se todos juntos, em vibração coletiva aproveitássemos esse momento de projeção mundial para mostrar uma Nação que mesmo combalida em tantos aspectos, no meio dessa desordem toda, escolhe o equilíbrio e a serenidade, o bem?

É atitude de educação e civilidade o anfitrião receber dignamente um convidado em sua casa, sem precisar de pompa mas que reine a tranquilidade, o bem estar e a segurança do visitante.
Um terço do planeta vai olhar para o nosso país e aproveitar para protestar durante a Copa é lavar roupa suja diante de plateia, e nada, nadinha mesmo afastará o povo para longe da telinha e o futebol vai acontecer.

Que aconteça com respeito à Pátria nossa de cada dia e que o sentimento amoroso por ela seja grande, e nada suplante essa beleza.

Decidido: vou enrolar meu coração na Bandeira Nacional e ele vai se tornar verde- amarelo…