15 anos de ACACSC

Caros Amigos da Família ACACSC,

A ACACSC completa no próximo dia 25 de julho – Dia de São Tiago – seu 15º aniversário de fundação.
Participaram da primeira assembleia 37 sócios fundadores que aprovaram o estatuto e elegeram a primeira diretoria: Talmir Duarte da Silva, Presidente; João Batista Sernagia, Vice-presidente; Maria Izabel G. Koerner, Tesoureira e Jaime Spricigo, Secretário.

Este grupo gestor pioneiro providenciou o credenciamento da Associação junto a Xunta de Galícia e passou a zelar pelo cumprimento dos principais objetivos estatutários: divulgar o Caminho de Santiago de Compostela, preparar os futuros peregrinos e fornecer a Credencial do Peregrino.

A partir de então, cinco Diretorias, procurando seguir o Estatuto expandiram e expandem as atividades da Associação e o número de sócios cresceu, sendo que atualmente somos 230 associados ativos.

Além das atividades de informação, orientação e convívio entre os associados – caminhadas longas e curtas servem como preparação ao Caminho de Santiago, assembleias anuais e congraçamento de Natal – dois fatos importantes marcaram esses 15 anos e que deram maior visibilidade à ACACSC: a criação do Caminho da Ilha, com duração de 8 dias, como forma de preparar física e psicologicamente os participantes, também, ao Caminho de Santiago e a organização do Vº Encontro Nacional de Peregrinos, em 2010 que teve participantes de Associações do Brasil, do exterior, bem como representantes da Xunta de Galícia.

A Diretoria