Voltar ao Caminho

Maravilhoso comemorar 15 anos de haver feito o Caminho de Santiago voltando a ele.

Foi uma espécie de sabático, um se desligar do mundo, entrar noutra dimensão que faz bem para a alma, ao espírito e ao corpo, a tudo.

Foram 800 km a pé iniciando em Saint Jean Pied de Port na França, atravessando no primeiro dia os Pirineus e chegando ao final do dia em Roncesvalles, já na Espanha.

Em Santiago de Compostela 23 dias após, 3 dias a menos do que fizemos na primeira vez, apesar de já se passarem 15 anos. A mesma emoção toma conta da gente.

Muita coisa mudou no Caminho, o leque de peregrinos aumentou muitíssimo, chegando pessoas de vários países, credos, etc. Da Korea, dos USA, dos países tradicionais ao Caminho como Alemanha, Brasil, França, mas também vindos do Japão, Rússia, de vários continentes. Cada um com sua forma de ser, com seus sonhos, suas esperanças.

Gente de 81 anos fazendo o Caminho, como vi um casal de alemães e ainda aqueles com mais idade e que não se consideram velhos. Firme e fortes. Também vi mãe com filhos quase crianças.

Sons, cores, flores, rios, aves, campos, cidades como Pamplona, Burgos, Leon entre tantas. Pequenos vilarejos. Lugares no fim do mundo. Campos, planícies, planaltos, montanhas.

Mesmo com bolhas ou tendinites entre outros aspectos que podem aparecer a quem por lá anda, mesmo com tudo, seguimos fortes e felizes.

Sol, chuva, muito frio, muita lama, muito vento e neblina foi o primeiro dia subindo e baixando os Pirineus.

Foi maravilhoso caminhar com o amigo Santiago do sul da Espanha, de Elda, que veio especialmente caminhar uma semana, a primeira e, junto também veio outro amigo de Madri que ficou uns 18 dias conosco e que se juntaram a outro amigo meu, o João Batista, com quem fiz junto todo o Caminho. Ambos, Santiago e Miguel Angeles, havíamos conhecido no primeiro Caminho e a amizade ficou tão forte que já nos visitamos algumas vezes. Nossa ida ao Caminho agora, motivou-os a vir compartir conosco. Só lastimamos a falta da Sagrário, esposa do Miguel Angeles, que não pode vir por questões de saúde.

O Caminho é algo maravilhoso. A gente pensa que não fará mais, e reparem, logo se tem vontade de voltar de novo. Muita emoção, muito voltar para dentro de si, todo um repensar sobre as razões da vida. Desejar muito mais o ser do que o ter. Chegar ao Divino, compartir o terreno e tudo num plano onde somos apenas nós mesmos, onde nossas posses, nossos cargos não importam nada, pois no Caminho somos só nós mesmos.
Poderia falar muito e muito, mas…… quem sabe outro dia….

As razões para quem vai ao Caminho de Santiago são as mais diversas, da espiritualidade à esportividade, ao turismo, à revisão da vida, enfim, de uma forma ou de outra somos tocados pelo Caminho.
Lembro ainda de que há 15 anos fomos peregrinos também, aparecendo no Globo Repórter, sobre o Caminho de Santiago de Compostela.

Quando voltamos do Caminho da primeira vez, fundamos a Associação Catarinense dos Amigos de Santiago de Compostela, que no dia 25 de julho comemora 15 anos de existência, ajudando a preparar pessoas para fazer o Caminho na Espanha e também aqui pelas nossas terras e caminhos Catarinenses. Esta Associação continua firme, forte e cresceu.

Talmir Duarte da Silva