São Tiago esculpido em madeira e gravado em vitral, exposto na Catedral Metropolitana de Florianópolis.

São Tiago esculpido em madeira e gravado em vitral, exposto na Catedral Metropolitana de Florianópolis.

 Julho de 2018, a Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, registra uma ação que se caracteriza, talvez, como a mais importante de sua trajetória. Refere-se a doação de uma imagem esculpida em madeira e de um vitral, onde foi estampado a imagem do Apóstolo São Tiago Maior, doado à Catedral Metropolitana de Florianópolis. Realizando dessa maneira, a conecção dos peregrinos com o Divino, por meio simbólico, a Igreja Peregrina.

A ação sinalizada pela Diretoria da ACACSC, contou com uma Comissão instituída composta pelas associadas Ana Lúcia Coutinho, Catarina Maria Rüdiger e Lígia Maria Knabben Becker, acompanhada pelo seu Presidente Ruy Araújo Júnior. Teve como objetivo contribuir com pesquisas referenciais relacionadas a imagens do Apóstolo São Tiago para a sua execução, avaliação e verificação quanto as tratativas burocráticas junto ao poder público estadual e municipal, – quesito bem tombado – e encontrar profissionais qualificados no Estado de Santa Catarina para executar as obras.

No primeiro momento, os olhares da Comissão se voltaram para a pesquisa iconográfica, relacionada ao Peregrino Maior, selecionando-as para avaliação e sugestão para os artistas. Os encontros foram periódicos e tinham a finalidade de manter o consenso, quanto a elaboração das obras, sugerindo algo compatível com o Patrimônio Histórico Religioso da Catedral. Importante registrar que a intenção de se realizar as obras está vinculada ao amadurecimento coletivo da ACACSC, após 19 anos de atividades ininterruptas, mantendo atividades relacionadas a divulgação do Caminho de Santiago e na preparação de pessoas para realizá-lo.

As obras executadas estão assinadas pelo escultor Werner Thaler, catarinense, de Treze Tílias. Este, pertence a uma família tradicional de escultores em madeira, com formação nos saberes e fazeres tradicionais com aprimoramento na Áustria. A obra de 70 cm, foi esculpida em cedro. Não recebeu pintura e tem como base de criação a obra de um artesão anônimo, de 25 cm, adquirida em Santiago de Compostela, em 2012, pela peregrina e ex-presidente da Associação Catarina Maria Rüdiger.

Já o vitral foi executado pelo profissional dedicado a vidraria artística e proprietário da IRIS Arte Vítrea, Roberto Petrelli, especializado na criação, restauração e confecção de painéis artísticos nas técnicas de Vitral, Vidro-Fusão, Gravação, Mosaico em material vidrosos e projetos em vidros. Esse trabalho, contou com a parceria da artista plástica Jandira Lorenz, dotada de excepcional técnica em desenho, que procede o esboço em tamanho correspondente à janela, num exercício real, que também, envolve a sua colaboração no estudo de cores.

As representações de São Tiago, nas suas diferentes formas, estão colocadas na Capela de Nossa Senhora das Dores, situada na nave lateral da Catedral à direita, de quem adentra o espaço sagrado.  O vitral nas cores azul, vermelho, amarelo, lilás, marrom e verde, está ornado com a segunda parte da Ave Maria; acrescido na parte superior a fachada da Catedral Metropolitana envolta num céu de estrelas representando a Via Láctea e na parte inferior três elementos se distinguem, a Laelia Purpurata –  flor símbolo de Santa Catarina -, a Cruz de Santiago e  brasão Eclesiástico.

A doação, que agora integra o conjunto das obras da Catedral, foi realizada em 25 de julho de 2018, dia de São Tiago, em Missa Solene em comemoração ao aniversário de 19 anos de  fundação da ACACSC.

Texto: Ana Lúcia Coutinho

Fotografia: Autores Diversos

Jul/2018