Bons Dias Aqueles (trilha dos Soldados Sebold e Morro do Trombudo)

Sérgio Luiz de Souza

Dias bons, bons dias aqueles de 23 e 24 de novembro de 2019.

Amigos bons, bons amigos aqueles que lado a lado, passo a passo, caímos e levantamos, sentamos e descansamos, pensamos e meditamos e nos tornamos mais humildes e caridosos. Que lição de vida o caminhar, o quanto aprendemos e desfrutamos do que a Natureza nos mostra e nos oferece a cada momento, a cada passo, a cada vislumbre e a cada suspiro de nossas sensações.

Primeiro dia: Alfredo Wagner
No primeiro desafio fomos contemplados por uma região formada por vales, cânions e montanhas. Nosso alegre e determinado grupo de peregrinos inicia uma jornada até o pé da impressionante formação geológica de arenito “Soldados de Sebold”. A história muito bem contada por guias locais nos ofereceu um conhecimento e uma reflexão do que é, e o que foi aquela região.

Segundo dia: Bom Retiro
Numa bela manhã de domingo, fomos agraciados por uma amena temperatura de 15ºC, partimos para mais um desafio. Objeto de desejo: Morro do Trombudo, com 1306 metros de altitude. Pé na estrada. Mentes e corações focados em uma íngreme subida, onde o cume nos contará histórias relatadas novamente pelos prestativos guias locais. Local histórico onde em 12 de abril de 1791 foi afixado um marco de madeira no ponto culminante da montanha, marcando a divisa das Capitanias de São Paulo e Santa Catarina. Em 2008, no mesmo local está fixado um marco geodésico.

Houveram desafios? Inegável que sim, para uns mais e para outros menos. Mas com o espírito colaborativo do grupo, sempre uma mão amiga nos acolhe e levanta, nos dando ânimo e entusiasmo para seguir em frente.

O que levamos dessa jornada?
Os ensinamentos que os seres e a natureza nos proporcionam.
Gesto humanitário foi o resgate de um recém-nascido gatinho à beira de uma estrada deserta. Caminhamos com ele por longo trecho, até que o destino quis que ao bater à porta de uma casa encontrássemos o seu lar e sua afetuosa mãe gata.
Aprendemos também com os insetos que devemos respeitá-los em seu habitat. Foi hilário? Foi, mas poderia ser fatal. Felizmente tínhamos em nossa equipe corredores olímpicos de 100 metros rasos.

“Tua caminhada ainda não terminou…
A realidade te acolhe dizendo que pela frente o horizonte da vida necessita de tuas palavras e do teu silêncio.” Charles Chaplin.