15 Anos da ACACSC

2014_abertura-festividades-julho

15 anos: um olhar para as festividades da ACACSC

Ana Lúcia Coutinho

Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena, escreve o renomado poeta português, Fernando Pessoa. Frase que entrelaça a mente e corações e faz a gente viajar por termináveis e intermináveis caminhos. Pode-se até atribuir à frase ser um caminho, sinônimo desprendido de sabedoria singular. É neste clima de tudo vale a pena, que a Diretoria da ACACSC se reuniu para planejar os 15 anos de construção da Associação, sempre com a mente voltada para os tijolos que deram abrigo e alicerçaram a ideia de um grupo de amigos que fizeram o caminho em 1999.

Reuniões prá cá, reuniões prá lá e as ideias brotam em sintonia e o programa ganha forma com “destaque”, talvez, para a concepção de registro que englobe a trajetória dos 15 anos, incluindo todos os personagens que deram forma ao seu nascimento e os que se propuseram a continuidade das ideias prevista no estatuto. Não querem apenas um evento, querem mais do que isso! Reviram arquivo para cá e para lá e a concepção do instrumento que abarcaria as informações, será uma revista colorida com fotos e textos, também um novo folder surge. Ambos com o objetivo de mencionar e divulgar as ações realizadas e, principalmente, não perder o caminho construído. História é isso!

Mas o programa não para por aí. A semana abre na terça-feira, dia 22 de julho, no auditório da UNISUL, no centro da Capital. Associados e convidados se reúnem para assistir o filme The Way que narra à peregrinação histórica do pai numa combinação de luto e homenagem refazendo a trajetória de seu filho no “Caminho de Santiago”. Na quarta-feira, acontece a entrevista TV Floripa, com a Presidente Catarina Maria Rüdiger e Vice-presidente Lígia Maria Knabben Becker, detalhando aos telespectadores assuntos referente à trajetória da ACACSC. Mencionam o programa das comemorações dos 15 anos a ser realizado e divulgam o Caminho de Santiago, como por exemplo, os itens de orientação a novos peregrinos. Na quinta-feira, em parceria com a Fundação BADESC, acontece a noite de autógrafos do livro “Compostela Muito Além do Caminho de Santiago” de Beto Colombo e Manoel Mendes. Na oportunidade, a comunidade florianopolitana e visitante assiste o documentário “O Buscador” de Manoel Mendes, que leva a duas sessões seguidas e, a um bate papo com o autor e “artista” da película. Num clima de descontração os convidados se confraternizam num coquetel.

Na sexta-feira, dia 25 de julho, dia de São Tiago, reuniram-se na Catedral Metropolitana, associados, familiares, amigos e a comunidade, para assistir a Missa presidida pelo Bispo Emérito Dom Vitus Schlickmann acompanhada pelo querido padre Prim, orientador espiritual em determinados momentos da Associação. Os cantos ficam por conta dos residentes do Recanto Silvestre, de Biguaçu. A emoção toma conta dos presentes quando no ofertório um grupo de peregrinos conduz os símbolos do Caminho de Santiago ao altar e, ao final da celebração, os participantes recebem da Associação a mini torta de Santiago e, o folder também é distribuído sob os flashs de máquinas fotográficas documentando toda a celebração.

No sábado, o ponto alto das comemorações ocorre a partir das 8h 30min com a chegada dos primeiros associados à sede do CONFIA, no bairro Santa Mônica, Florianópolis para participarem da Assembleia Geral. No clima festivo são surpreendidos com um caminho de folhas secas, lembrança de muitos caminhos realizados. Fragmentos, naquele momento, abriga a exposição dedicada a Família ACACSC, enriquecida pelos inúmeros cajados, e pelas muitas vieiras amarradas carinhosamente, uma a uma, pelo sócio Guido Becker. Lembranças que podem ser tocadas a partir de olhares e gestos. A instalação propõe um olhar interpretativo das imagens relacionadas sobre os muitos caminhos. Paisagens, pedras, sorrisos, solidão, contemplação, cansaço, suor, lama, neve, flores, bolhas, religiosidade, imaginário compõem as imagens sugeridas, complementadas com textos e frases poéticas e marcas fixadas da identidade de cada participante, quando percebe o seu nome gravado num banner, muitos se emocionam.

A máquina fotográfica solitária flutua como se estivesse “espionando” a cada um no seu interior, capta de forma simbólica imagens como se estivessem no caminho e completa a instalação. Em movimento, o equipamento olha de um lado para o outro com a ajuda da brisa que sopra num dia especial de sol. Os associados e convidados curiosos circulam pelo espaço, cada um a sua maneira. Todos se encontram!

Harmonizando o espaço, flores enfeitam o salão. As cores da Associação estão em cada detalhe. A faixa amarela e azul indica uma seta que emoldura a galeria dos presidentes finalizada com o amontoado de pedras do caminho. Livros, guias, mapas, folhetins, folders, fotografias, sacolas do acervo compõem a exposição carinhosamente selecionada pela diretoria e voluntários. No teto camisetas penduradas, em movimento, decoram o espaço e refletem o olhar distante, que temos que alcançar, quando estamos no Caminho. Neste ambiente acolhedor a Assembleia transcorre de acordo com a pauta prevista. Ex-presidentes são homenageados com a entrega de troféu, seguido de entrega da menção honrosa aos participantes das diretorias, através dos quais estende aos voluntários e membros dos Conselhos Consultivo e Fiscal. Esta, uma forma de agradecimento e reconhecimento pelo seu tempo doado à instituição. Completando o momento, revista, folder, boné e viseira compõem o kit brinde que foi entregue aos Associados, numa forma carinhosa de agrado a todos.

No espaço, mais surpresas! Na mesa, preparada para receber o buffet comemorativo está o bolo de 15 anos que representa os parabéns à aniversariante, rodeado de mini tortas de Santiago sobre o olhar atento de São Tiago no altar. A vela acesa simbolizando a luz do caminho de cada um.

Importante considerar que um dos pontos marcantes da comemoração está a oração, condução para a reflexão no momento do almoço festivo realizada por padre Prim, seguido sem dúvida pelo encontro de todos que não arredam o pé do ambiente. Conversas, risos, abraços são sinônimos de convívio e comemoração, finalizada com um brinde especial à Associação e a cada um dos integrantes da Família ACACSC.


15 ANOS DA ACACSC

Sérgio Rubens Garcia

Bem diz o velho e batido ditado: recordar é viver!

Os festejos de comemoração dos 15 anos da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela nos possibilitou caminhar, através da história vivida pela ACACSC, no decurso de sua existência.

A Revista Família ACACSC, edição comemorativa dos 15 anos de fundação, traça uma retrospectiva dos principais acontecimentos e atividades desenvolvidas pelas seis Diretorias eleitas até então.

A partir dos relatos produzidos pelos ex-presidentes e colaboradores, concluímos que cada gestão se esmerou ao máximo para cumprir os propósitos contidos no Estatuto da Associação.

Foram inúmeras as dificuldades encontradas pelos heroicos pioneiros, pois até então nada existia. Tiveram que partir do marco zero; providenciar a “certidão de nascimento”; encontrar um “berço” para fixar sua sede; buscar saídas para estabelecer a comunicação entre os associados, pois na época não contavam com a avançada tecnologia que hoje dispomos. Porém, ninguém se assustou com o barulho da construção.

Com o tempo foram surgindo novas ideias, e aquela semente plantada vingou, cresceu e produziu bons frutos, possibilitando a abertura de novos caminhos e novos horizontes.

A divulgação do Caminho de Santiago fortaleceu-se cada vez mais, através de palestras e utilização dos mais variados meios de comunicação social de massas, rádio e TV. Com o passar do tempo a internet, através das redes sociais, passou a ser a melhor ferramenta para a propagação dos assuntos peregrinos. Para essa finalidade de propaganda, também foram produzidos folders, livros, adesivos, camisetas, bonés, logomarcas e também promovidos concursos fotográficos e exposições de fotos e material relativo aos caminhos.

Visando orientar e preparar os peregrinos à Santiago, organizaram-se várias rotas para caminhadas, como: Caminho da Ilha, Circuito Europeu a pé e outras dentro e fora do país.

Como forma de congraçamento entre os associados, institui-se a missa e o almoço comemorativo ao dia de Santiago; a ceia natalina e outras comemorações.

O nível de organização da Associação chegou a tal ponto, que a ACACSC tornou-se anfitriã no V Encontro Nacional de Peregrinos.

Hoje, a Associação possui sede locada e encontra-se devidamente alicerçada para exercer suas atividades de organizar caminhadas e atender aos associados.

É de Platão a sabedoria de que uma sociedade de irmãos unidos vale mais do que todas as muralhas do mundo. A única fonte de felicidade está dentro de nós, e deve ser repartida. Repartir nossa alegria é como espalhar perfume sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre nós mesmos.

Continuemos assim, nessa irmandade, misturando o conjunto de nossas realizações, para montarmos a nossa grande história: a história da Família ACACSC.


Dia 22/07/2014 – Exibição filme The Way
Fotos: Catarina Maria Rüdiger


Dia 24/07/2014 – Documentário “O Buscador” e Palestra: “De andarilho a Peregrino, estamos todos no Caminho”, com Mhanoel Mendes
Fotos: Catarina Maria Rüdiger


Dia 25/07/2014 – Missa de Santiago – Catedral Metropolitana Florianópolis
Fotos: Caroline Coutinho Locks


Dia 25/07/2014 – Missa de Santiago – Catedral Metropolitana Florianópolis
Fotos: Sérgio Lima e Silva


Dia 26/07/2014 – Assembléia e Festa de Santiago, Florianópolis
Fotos: Jairo e Catarina


Dia 26/07/2014 – Assembléia e Festa de Santiago, Florianópolis
Fotos: Catarina, Maria e Clara

Detalhes do Evento