5 anos Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela

No dia 18 de junho a ACACSC comemorou o aniversário de cinco anos do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela, o qual foi consagrado em junho de 2017, sendo, a partir de então, reconhecido pelo Cabildo Metropolitano da Catedral de Santiago de Compostela e oficialmente integrado ao trajeto histórico de A Coruña a Santiago de Compostela, totalizando os 100 quilômetros exigidos.

O trecho de 21 quilômetros que se tornou o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela está localizado no Norte da Ilha, entre as praias de Canasvieiras e Ingleses. O trajeto nacional começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, passando pelas igrejas de São Pedro (Ponta das Canas) e de Nossa Senhora dos Navegantes (Ingleses), e termina no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na praia dos Ingleses.

A comemoração foi iniciada por uma belíssima missa celebrada na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe pelo Pároco Padre Jair, concelebrada com o Vereador Ricardo e outros diáconos, tendo participação de peregrinos associados e um grupo vindo de Balneário Camboriú e emocionou todos os presentes.

Após a missa e depois de tiradas muitas fotos foi iniciada a caminhada até os Ingleses, passando primeiro pela Praia de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Lagoinha.

No final da Lagoinha tivemos o maior desafio que foi a subida do morro do Rapa, mas o tempo seco e a baixa temperatura ajudaram e, todos chegaram bem na Praia Brava, onde após um lanche no Top Shopping iniciamos a trilha das Feiticeiras, lendárias habitantes destas paragens.

Chegando na praia dos Ingleses o grupo foi até o Santuário Sagrado Coração de Jesus, cansados, mas felizes por terminar esta etapa e esperançosos para em breve viajar até a Espanha e percorrer o trecho restante de La Coruña a Santiago de Compostela, totalizando os 100 quilômetros exigidos para a obtenção da Compostela (certificado de peregrinação).

 

Florianópolis junho de 2022

 

José Alves Pereira Filho

 

Detalhes do Evento