Barra da Lagoa e Costa da Lagoa

05/05/2012

Expectativa. O sábado ainda não amanhecera e o despertador avisava que precisávamos pular da cama para mais uma caminhada da ACACSC. A primeira providência é correr para a janela para ver como será o tempo. Só então vem a rotina matinal do asseio e do café da manhã, dos últimos ajustes na mochila tirando a capa de chuva porque seria dia de sol.

Quando chegamos ao TILAG – terminal de Integração da Lagoa, alguns caminhantes já haviam chegado. Aos poucos foram chegando outros e no momento da partida do ônibus de linha que nos levaria ao ponto de início da caminhada, na Fortaleza da Barra, éramos uma maioria ruidosa no ônibus e causávamos curiosidade aos poucos passageiros locais acostumados a uma viagem tranquila nos sábados pela manhã.

Descemos e logo após, quando formamos o círculo para a oração e alongamentos, a contagem mostrou que estávamos em 41 caminhantes.

Iniciamos a caminhada pela estrada da Fortaleza da Barra até a altura do Restaurante Tamarutaca, onde entramos à direita e subimos o morro. No cume, encontramos a trilha que vem da Praia da Galheta e dali seguimos rumo à Barra da Lagoa.

A trilha estava um pouco úmida das chuvas da semana, mas não comprometia a caminhada.

O dia estava lindo, de pleno sol e a paisagem que se aprecia lá de cima é impagável. Fazíamos uma caminhada com muita calma, sem atropelos, com tempo para fotos e para curtir a natureza.

Depois veio a descida para a Barra da Lagoa. Cuidados com as pedras, mas sempre reservando um momento para levantar a cabeça e poder apreciar a paisagem.

Na ponte pênsil pudemos ver os peixinhos entrando na Lagoa.

Uma estratégica parada na padaria para reabastecer o corpo de energia e enfrentar os desafios que vinham pela frente.

Seguimos, então, um trecho pela praia aonde íamos sendo interpelados por algumas pessoas sobre o grupo e sobre nosso destino naquele dia.

Mais à frente entramos para a reserva florestal e sob a proteção de suas sombras, seguimos até mais adiante quando chegamos à rodovia e, depois de andar mais alguns quilômetros, ao Terminal Lacustre.

Contratamos a travessia até a Praia do Saquinho, local onde há uma propriedade com uma edificação em forma de castelo, conhecida também como praia do castelinho. Ali descemos num trapiche e tomamos a trilha para a comunidade da Costa da Lagoa.

A trilha ali era diferente da outra na qual caminháramos mais cedo. Esta era em mata fechada, com mais sombras, mas com a visão constante da Lagoa cujas águas calmas formavam uma superfície espelhada rasgada algumas vezes por barcos ou lanchas.

Já passava das 15 horas quando chegamos ao Restaurante Paraíso da Néia, local escolhido para almoçar e encerrar o passeio.

Famintos, mas animados, fizemos nossos seus pedidos e conversando esperamos a comida.

Alguns terminaram antes e tomaram o barco das 17 horas. Num grupo maior, ficamos para tomar o barco das 18h30m. Para nossa sorte a lua surgiu imponente no horizonte e aos poucos foi subindo deixando sempre um rastro de luz na superfície da água.

Estávamos extasiados. Esta foi a primeira vez que um evento de caminhada terminou tão tarde e de forma tão bela.

Seguimos em dois barcos. No barco onde estávamos alguns fizeram uma cantoria animando a todos. Navegar na lagoa da Conceição, numa noite de lua, clima agradável e acompanhados de amigos queridos não tem preço.

Fazendo um balanço da programação vimos que andamos em ônibus urbano, trilha aberta, praia, floresta, barco, trilha de matas e barco noturno.

Foi um dia para ficar em nossa lembrança para toda a vida. Fantástico!

Parabéns ao Fernando Naohiro Higa que planejou e foi nosso guia nessa caminhada.