Blumenau – Spitzkopf


07 e 08 de julho de 2012

As feiticeiras da ACACSC (Ecilda, Jakeline e Adelaide), de Blumenau organizaram mais um evento para a Associação.

Capitaneadas por Ecilda, planejaram caminhadas no Parque Nacional da Serra do Itajaí, dentro do perímetro do município de Blumenau.

No sábado cinzento em frente a panificadora Della Nona, Ecilda esperava com alegria os peregrinos vindos de Florianópolis. Ali complementamos o café da manhã e nos abastecemos com lanche para o horário do almoço.

Repetindo o agrado feito em Bombinhas, as feiticeiras distribuíram aos caminhantes barrinhas energéticas. Mimo carinhoso elaborado por Ecilda.

A chuva da véspera fez com que houvesse uma providencial inversão da programação.

Pela manhã, ciceroneados pela atenciosa bióloga Fabiana Dellacorte iniciamos no Bairro Progresso uma caminhada por estradas de terra, em sua maior parte ladeadas por rios cujas águas correntes ofereciam música de fundo a nossa caminhada.

Em alguns momentos fomos visitados por uma tímida chuva que não atrapalhou em nada a programação.

Retornando ao ponto de partida tomamos o ônibus e fomos ao centro de Blumenau onde nos instalamos no Hotel Glória.

À noite ao redor de uma enorme mesa confraternizamos com sopa, muita pizza e massas.

A cama foi bem-vinda para o repouso e o resgate das energias para enfrentar o desafio do dia seguinte.

Manhã de domingo iniciando no Cafehaus do Hotel Glória é muito especial.

Seguimos de ônibus novamente para o bairro Progresso para a base da montanha Spitzkopf.

Spitzkopf com seus 920 metros de altitude reina absoluto na cadeia de montanhas que formam o Parque Nacional da Serra do Itajaí. Em seu cume está a divisa dos municípios de Blumenau e Indaial. E era para lá que seguiríamos neste dia.

Caminhamos um pouco por ruas do bairro até a entrada do Parque Spitzkopf. Já na entrada o Parque é muito agradável e, neste domingo, o céu estava sem nuvens e com o sol iluminando a paisagem, bem diferente da véspera.

A caminhada foi de subida contínua por estradas cortadas na mata atlântica, mostrando-nos toda a beleza da natureza.

Próximo ao topo há uma trilha a ser vencida e a chuva da véspera deixou sinais. Poucos mas deixou. Todos vencidos para valorizar a conquista de chegar em seu ponto mais alto e poder deslumbrar a paisagem magnífica.

Olhando para os lados de Indaial uma cadeia de montanhas verdes em muitos tons, cores e sombras.

Olhando em direção a Itajaí, conseguia-se vislumbrar parte do oceano com sua linha do horizonte bem demarcada.

Via-se também o famoso Morro do Baú destacado na paisagem. A vista alcançava longe. No peito uma alegria de poder estar ali contemplando mais um belo recanto de nosso Estado de Santa Catarina.

Veio, então, a descida, mais rápida mas nem sempre mais fácil. Caminhantes sabem que o esforço exigido na descida é diferente daquele da subida.

Lá embaixo o ônibus nos aguardava para levar ao restaurante. Mas vida de peregrino não é moleza não e, devido às condições da estrada e do tamanho do ônibus, descemos a 2,5 km do restaurante, fazendo aumentar nosso apetite.

Na volta, para “fazer a digestão”, como costumam dizer os mais antigos, voltamos caminhando os 2,5 km até o ônibus.

Voltando ao centro fomos deixando aos poucos os caminhantes de Blumenau, despedindo-nos já pensando na próxima caminhada.

Chegamos em Florianópolis já noite feita, felizes por mais um final de semana fantástico.

Só nos resta agradecer às organizadoras pelo esmero na organização que transformou em sucesso este evento.

Por: Maurício Berka


Mensagem do Presidente Rudi Zen:

Caminho Parque das Nascentes e Spitzkopf

Sábado ,07 de julho,saímos um pouco desconfiados pelo chuvisco e o ventito sul. Mas já antes da entrada no ônibus as chamas da amizade, da fraternidade e do espírito de grupo foram acendendo e ao chegarmos em Blumenau, o encontro com os demais companheiros, as lavaredas já clareavam a confeitaria Della Nona.

Por motivos chuvosos e acertadamente a nossa querida guia e bióloga, Fabiana inverteu as trilhas e fomos então no sábado para as nascentes.

Que alegria, que paz, harmonia, é impossível descrever as reações do olhar e das atitudes de cada um e o prazer de quem participa e ainda mais de quem organiza.

No domingo, o céu azul, um sol “caliente”, brinde de Santiago e seus devotos, é claro com a permissão de Deus. E mais, bem mais, uma trilha e o topo do Spitzkopf, que é mais uma espetacular obra da natureza oferecida para as criaturas, lamento ser tão inculto de forma a não saber descrevê-lo como ele é. Consegui, contudo, compreender sua beleza e sua força.As pessoas que lá estavam, nosso grupo, estas sim, me levaram mais próximo de Deus.

Há pouco tempo cheguei aqui, desconhecido é claro, alguns amigos desde o máximo 4 anos, outros poucos meses, mas o carinho é da grandeza de vidas. Obrigado meus amigos! Aos poucos vou entendendo que ser peregrino não é apenas carregar uma mochila,um cajado e caminhar léguas e léguas, é também ser solidário,ter carinho, compreensão, enfim, amor.

Tenho caminhado sempre atrás do grupo e poucos sabem quantos pedaços de alegria, felicidade e solidariedade tenho recolhido nesses caminhos.

Obrigado e um abraço apertadíssimo a todos.


Fotos de Catarina Rüdiger:

Detalhes do Evento