Trilha do Gravatá – Florianópolis

26/05/2012

Relato de Fernando Naohiro Higa

Devido ao temporal desabado na noite de anterior (sexta-feira), o “povo” não acreditou que hoje seria um dia abençoado com muito sol e temperatura agradável e consequentemente apenas 5 (cinco) pessoas compareceram para trilhar o trajeto de Joaquina a Gravatá.

Participaram: Fernando Naohiro Higa: Lourival Adolfo Souza, Eldio Paes e Lima, Lúcia Junglos e Geny Aparecida Cantos.

A caminhada iniciou-se por volta das 08:45 horas, no local combinado.

Aguardamos a chegada do ônibus previsto a sair do TILAG as 08:15 horas. Realizamos os exercícios de alongamentos e após uma breve descrição do trajeto, seguimos em direção a Praia da Joaquina.

No meio do percurso, adentramos na trilha a esquerda que estava limpa e bastante firme sem lama ou barro devido a intensa chuva do dia anterior. Logo fomos contemplados com mirante natural, onde se pode avistar a Lagoa da Conceição e Dunas de Joaquina.

Prosseguindo fomos até o segundo mirante, onde avista-se de um lado a Lagoa e do outro o mar. Do segundo mirante, inicia uma trilha que leva até o costão e apesar de não constar no roteiro da caminhada, resolvemos descer para conhecer mais um recanto da nossa Ilha da Magia. Valeu a pena, o local é muito bonito.

Retornamos e seguimos até o terceiro mirante que é uma pedra extensa, onde lanchamos.

Do terceiro mirante a Ponta do Gravatá, caminha-se por uma descida bastante íngreme (trecho do Caminho da Ilha).

A Ponta do Gravatá é um verdadeiro santuário, com ótimos locais para contemplação, meditação, oração e reláx. Há uma pedra em formato de “URSO” e uma pequena praia.

Saindo da Ponta do Gravatá, pela trilha-estrada, fomos até a rodovia que liga a Lagoa da Conceição à Barra da Lagoa e depois por uma servidão pouco conhecido chegamos a avenida das rendeiras (ponto de partida).

A caminhada durou aproximadamente quatro horas. Um verdadeiro presente para os mais corajosos.

Relato de Geny Aparecida Cantos

Fomos em 5 pessoas. 3 homens e duas mulheres.

O ponto de encontro foi o final da Av. das Rendeiras na Lagoa da Conceição. Fizemos um pequeno alongamento e caminhamos em direção a praia da Joaquina. Antes das Dunas da Joaquina entramos em uma trilha que nos levou ao primeiro “paraíso”. Logo que começamos a subir foi possível ter uma vista linda da Lagoa da Conceição, das Dunas e da Joaquina. Enganam-se quem pensou que havia muita lama. Nem parecia que um dia antes havia chovido tanto.

Mas continuando… por sugestão do Souza, fizemos um pequeno desvio do planejado. Fomos por uma trilha que durou em torno de uma hora (ida e volta) e pudemos ter um visual lindíssimo da costa que beira a praia da Joaquina. Quero elogiar nosso guia Fernando que sempre estava atentento a sugestões e tempo do grupo.

Voltando a trilha anterior caminhamos mais 40 minutos e paramos para um lanche. Gente! Aí foi muito interessante. O visual foi incrível. Dava para perceber de longe um cabrito acupado (sic) por um cachorro.

Seguimos em direção a Gravatá e exploramos esse local. Faltam-me palavras para descrever tamanha beleza. Havia pedras que lembravam um urso, um urubu, … Não faltou imaginação. Mais cabritos vivos e mortos. Sim porque na volta fomos convidados a comer um pedacinho de carne de um cabrito assado com um grupo que estava festejando.

E para finalizar um banho de mar (só eu que tomei banho). Retonarmos por volta das 14 horas.

Gente, foi maravilhoso. Obrigada Fernando e a esse grupo maravilhoso pela oportunidade.

Infelizmente não recebemos as fotos tiradas no dia do evento.