VI ENAP

Foi um sucesso a viagem de participação do grupo de peregrinos da ACACSC no VI ENAP, Encontro Nacional dos Peregrinos de Santiago de Compostela.

Liderados pelo companheiro e peregrino José Luiz Ferreira, saímos de Florianópolis, às 17h30m de sexta-feira, dia 27.04, num grupo de 31 associados. Em Camboriú juntaram-se a nós mais 12 peregrinos, completando um grupo de 43 participantes.

A viagem, apesar de longa, transcorreu num clima de festividade com conversas animadas, distribuição de salgadinhos, bebidas, canções, algumas paradas e quando vimos chegamos a Águas de São Pedro/SP pela manhã.

Iniciamos o encontro com um trecho de caminhada pelo Caminho do Sol.

Fomos muito bem recepcionados pelos voluntários da Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, de São Paulo.

Sob uma imensa mangueira, denominada pelos Amigos do Caminho do Sol de “nuvem” fomos recepcionados com um saboroso lanche, com frutas, sucos, café, salgados e doces.

No local foram recepcionados peregrinos de diversas partes do Brasil. Houve muitos reencontros de amigos de outros caminhos, inclusive peregrinos que já haviam percorrido o nosso Caminho da Ilha.

Muitos abraços, muitas fotos e após o lanche iniciamos a caminhada de mais ou menos 10 km por um trecho do Caminho do Sol, que inicia em Santana de Parnaíba, um percurso de 245 km que termina em Águas de São Pedro. Cidade pequenina, menor município do Brasil, com águas termais, muito acolhedora, preparada para receber os peregrinos. No meio de um bosque muito lindo, Mini-Horto, com lagos, cascatas, até uma pequena ponte pênsil encontramos a Casa de Santiago, com as badaladas no Sino da Glória que anuncia a chegada do visitante. Um local com uma energia magnífica, encontramos Santiago e São Francisco de Assis.

O encontro realizou-se no Centro de convenções, muito bem estruturado, cedido pela prefeitura local.

Sábado pela manhã então a caminhada, sábado à tarde a abertura oficial do evento.

Dia 28.04 no domingo, foram realizadas diversas palestras, com a plateia sempre lotada. Foram palestrantes Carmem Ollero da Universidade de Santiago, Acácio Paz, Clinete Lacativa , Anna Sharp, Prof. Manuel Rodriguez.

Palestras elucidativas e muito bem expostas ouvidas atentamente por todos os participantes.

À noite apresentação de filme e danças circulares com a professora Andreia Leoncini, que criou um clima de maior entrosamento entre os participantes.

Na segunda-feira foram apresentados diversos caminhos do Brasil e estrangeiros.

Do Brasil, Caminho dos Anjos, Caminho da Fé, Caminhos da Bahia, inclusive Caminho da Paz, Caminho Lagunar, Caminho das Missões, Caminho da Ilha, Caminho do Sol.

Caminhos estrangeiros: Caminho Frances que não necessita de incentivo, por si só já é o caminho de todos peregrinos, Caminho Português, Via Francígena e o Caminho Shikoku no Japão que deixou muitos peregrinos excitados com a ideia de percorrê-lo.

O Caminho da Ilha foi apresentado pelo José Luiz Ferreira, que soube muito bem demonstrar através de fotos as belezas naturais e atrativos de nosso caminho.

À noite, novamente danças circulares e um baile com a participação de muitos peregrinos. Muita alegria, descontração, brinde aos aniversariantes e a 01 hora, para contrariedade de muitos empolgados, o baile encerrou.

Também na segunda-feira à noite, reunião com os participantes das associações no Auditório da Escola Municipal, onde ficou decidido que o VII ENAP será realizado em Maceió(AL), notícia muito bem recebida por todos.

Na terça-feira pela manhã caminhada urbana até o apiário, muitos participaram, outros aproveitaram o sol que finalmente se manifestou e ficaram pela cidade fazendo compras, visitando pontos turísticos e aproveitando as águas termais.

Às 12 horas encerramento e almoço de confraternização, onde foram divulgados os vencedores do concurso fotográfico e sorteio de uma passagem para Espanha. Não fomos agraciados com nenhum, apesar das belas fotos enviadas por alguns associados.

Após o almoço embarcamos no ônibus pelas 15 horas para chegarmos em Florianópolis as 03h45m, a viagem foi tranquila pois quase todos dormiram após os sorteios de brindes que o Ferreira proporcionou.

Podemos considerar este evento como uma oportunidade de integrar e divulgar os Caminhos do Brasil e Caminhos estrangeiros.

Nossa associação foi muito bem representada, foi o maior grupo participante, como diziam os peregrinos sob a grande mangueira ”só cai Catarina desta árvore”, nossa alegria e companheirismo colaborou para o sucesso do evento.

Obrigado aos participantes.

ACACSC


Foto Oficial do encontro, por Catarina Florêncio:


Fotos de Ana e Rudi Zen:


Fotos de Catarina Rüdiger:

Detalhes do Evento