top of page
Buscar
Foto do escritorRudi Zen

CAMINHADA EM ANTÔNIO PRADO

Atualizado: 9 de mai.


Em um dia do passado recente,durante uma reunião de diretoria da ACACSC,foi proposto a escolha de um destino para o feriado de carnaval.

Entre várias propostas foi escolhido para a configuração da logística a localidade de Antônio Prado RS,a “cidade mais italiana do Brasil”.

Quem foi O Sr Antônio da Silva Prado,uma espécie de engenheiro florestal do passado que demarcou os lotes,uma colônia de 25 ha de terra para cada imigrante e sua familia .Os italianos,ainda na Itália receberam muitas propagandas e convites para se transferirem para ” questa América.Lá eles viviam sob o jugo do feudalismo,tudo que produziam era dividido com os Srs da terra,a divisão era obrigatória,80% para o feudo e 20% para os feudados,sob pena de drásticas condenações,incluindo a forca.

A cidade de Antônio Prado foi a sexta colônia,pertencia ao Campo dos Bugres,atual Caxias do Sul.Passou a ser distrito de Vacaria até 11 de fevereiro de 1889, data de sua emancipação.

Diante de tais circunstâncias lá fomos nós,embarcamos no Terminal as 6.00 h do dia 09.02, sexta-feira.Dois ônibus, certamente um evento com o maior número de participantes promovido pela ACACSC.Durante a viagem muita prosa,balas, pipocas e cachacinha.Almoçamos na bela cantina Campestre na cidade de Vacaria,com visita aos parreirais, degustação,muitas fotos e almoço.

Seguimos para a aconchegante Antônio Prado, Hotel Tri,no alto da montanha,com excelentes acomodações,vistas maravilhosas para a cidade,para as montanhas e matas do Vale do Rio das Antas, a mesa farta e deliciosa,uma característica italiana.

Sábado  dia 10.02 tour pela cidade que foi cenário do filme ” O Quatrilho”, com suas casas históricas e bem conservadas, a escadaria e a Gruta Nossa Sra de Lourdes,a catedral e praça da cidade.

Notória a alegria e gentileza de seu povo,movido a simplicidade,uma característica da cidade,eles buscam o melhor mas são gratos pelo que têm,esta chave da porta da felicidade.

Retorno ao Hotel Tri, piscina aquecida,jantar com filó no bairro da Capela Santa Libera.

Filó,um costume dos imigrantes de organizar visitas ou reuniões na casa de um deles,iam acompanhados de toda família por caminhos arborizados, geralmente a noite sob a luz de lampiões de querosene .Nestes encontros se faziam as melhores refeições que as condições lhes permitiam,as crianças brincavam,as mulheres conversavam e preparavam os alimentos,os homens trocavam experiências e conhecimentos na busca de melhores condições de sobrevivência e segurança,sempre prontos na ajuda que fosse necessária aos compatriotas.Tambem praticavam brincadeiras, histórias,danças ,cantos e o jogo da Amora.

Domingo dia 11.02

Uma caminhada pelas montanhas, vales e aguadas do Vale do Rio das Antas,banhos para aplacar o calor das descidas e subidas,tudo provocando momentos de risos a alegrias.Destaque para a bela vegetação nativa,para a Pedra Furada,onde o rio impulsionado pelas descidas e cachoeiras encontrou a rocha de basalto que predomina na região e tanto bateu até que furou,abriu espaço para a passagem,enfeitou suas bordas e manteve uma ponte natural de pura rocha sobre suas águas ligeiras.A Cascata da Usina uma impressionante queda d’água com considerável altura,formando três véus de brancas espumas que repicam em uma saliência da rocha formando um novo véu arredondado com espumas cintilantes até mergulhar no poço profundo que espera calado e de braços abertos para receber com carinho as águas que o abastecem.

Logo a noite um bom jantar, o tão esperado baile de carnaval,uma das atrações destes dias maravilhosos em Antônio Prado .Com o Bloco do Chitão,onde cada participante usou sua criatividade e confeccionou sua fantasia,os homens mais tradicionais com suas camisas,as mulheres com seus vestidos,saias, calças longas shortinhos ,uma atração a parte foi o Gero com sua fantasia de Jennifer que agitou e trouxe muita alegria para os foliões.

Segunda feira dia 12.02.

Ô dia 12..dia que completei meus 80 anos junto de amigos e fazendo o que gosto .Claro que iniciou com o parabéns a você,assim como nos dias anteriores,tivemos 4 aniversáriantes,todos muito festejados.

Iníciamos a caminhada do dia no parque da indústria moveleira de Antônio Prado,que também é reconhecida pela sua indústria de móveis.

Caminhada contemplativa e degustativa,caminhos por estradas entre lindas plantações de frutas,amoras,figos, pêssegos, maçãs e principalmente os enormes parreirais .Colhemos figos,muita uva sob os parreirais,gentilmente escolhidos pelo nosso guia Carlos Tormena.

Recebi uma inesquecível homenagem em frente a velha casa onde nasci, confraternizamos na antiga Casa de Comércio dos Verza, muitas memórias afloraram, lembrei do Sr.Caetano Capucio(Verza em italiano),meu padrinho de batismo,do outro lado da rua a Cantina Beltrame e a antiga ferraria,o armazém onde fizemos o lanche uma espécie de museu,ainda mantém aquele jeito dos armazéns antigos com muitos objetos e ferramentas que muitos puderam conhecer ou relembrar .

Retorno ao hotel,um breve descanso.

A diretoria da ACACSC promoveu uma confraternização e brindes para os aniversariantes do mês de fevereiro.Brindamos a todos,Paulo Roberto dia 09.02, Maria Pesavento dia 10.02,Maristela de Moraes dia 11.02,eu Rudi Zen dia 12.02 e também Elizabeth Alves e Guido Niehues nos próximos dias.Foi servida uma torta muito saborosa e brindes com espumante que simbolizam a confraternização com seu tradicional Tim Tim, saúde,arriba , abaixo…Muitos abraços e momentos de fraternidade.

Logo as mesas estavam postas para o jantar e a música convidando para mais um bailinho com a mesma alegria e fantasias.

Terça feira dia 13.02

Amanheceu chovendo,mas nossa programação toda tinha sido abençoada com sol forte e algumas nuvens.Pode chover agora.

Retorno ao refúgio de nossos lares, trazendo na bagagem alegrias e recordações.

Almoço de despedida em Lages SC .Poucas balas,doces e cachacinha,poltronas reclinadas num prenúncio de feliz cansaço.

Gratidão ao Sergio,a M.Cirlene,a Selma,a Zilene e Lene ,um agradecimento também ao meu conterrâneo Carlos Tormena e sua esposa M.Tereza.

Um especial agradecimento  a todos  pelo excelente trabalho e organização!

Sou grato a todos que participaram destes dias maravilhosos com sua alegria e amizade,com sua maneira de ser feliz e fazer a felicidade geral.

Meu aniversário de 80 anos será inesquecível!!!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page