O Caminho do Vale Europeu originou-se de uma proposta originalmente feita para ciclo-turistas e adaptado pela ACACSC para caminhantes. O grau de dificuldade do trajeto é de média para alta, maior parte por estradas rurais, num total aproximado de 200 quilômetros. São muitas as paisagens bucólicas e o espetáculo que a natureza oferece, além dos cenários criados pelo homem, encontrados por todo o percurso do circuito e que lembram os países de origem dos habitantes. Cada dia é uma nova aventura. Caminhar pelo Vale Europeu é ter uma oportunidade única de ter contato com ricas e diferentes culturas.
O Caminho dos Tropeiros é promovido pela ACACSC desde 2015 e procura lembrar a epopeia dos tropeiros em Santa Catarina. A caminhada de 220 quilômetros, inicia em Lages e termina em Florianópolis. Mesclando estradas rurais e ruas de várias vilas do interior e sedes de municípios, a caminhada é feita ora no topo de uma montanha, com ampla visão do horizonte, ora nos vales, por onde se aligeiram rios e riachos de águas frescas e límpidas. Um convite à contemplação e à reflexão.
O Caminho de Santa Paulina, promovido pela ACACSC, pode iniciar de diferentes cidades catarinenses, pois são várias as rotas de peregrinação, com durando três a quatro dias de caminhada, dependendo da programação do evento, todas levando ao santuário de Nova Trento, de linhas modernas e vigorosas, concluído e consagrado em janeiro de 2006. Seu entorno é um parque ecológico, onde o visitante pode passear, rezar, contemplar a natureza em meio a flores, plantas, cachoeiras, animais, pássaros e belas trilhas.
Estão sendo pesquisadas outras rotas de caminhada no Estado, em breve informaremos mais detalhes
ความคิดเห็น