Encontro Mundial

2015-06-04a06_Encontro-Associacoes_Espanha_abertura

Encontro Mundial de Associações de Amigos do Caminho de Santiago de Compostela

Santiago de Compostela, Espanha, de 04 a 06 de junho de 2015

Catarina Maria Rüdiger

O Caminho de Santiago é um fenômeno mundial. A cada ano, as Associações preparam milhares de peregrinos a Santiago, tendo um papel fundamental no impulso e manutenção do sentido espiritual do Caminho.

Neste Encontro Mundial de Associações de Amigos participaram, na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, 157 associações de 38 países de todos os continentes, num total de 350 pessoas. Aproximou Associações, Autoridades do Xacobeo e Xunta de Galicia. Foram três dias de trabalhos, seguindo a programação dos organizadores com os assuntos em questão: 1ª. sessão: Investigação, Recuperação e Conservação do Caminho de Santiago no Associativismo Xacobeo; 2ª. sessão: As Associações do Caminho de Santiago: Comunicação, Difusão e Publicações; 3ª. sessão: Acolhida e Hospitalidade; 4ª. sessão: Relações das Associações do Caminho de Santiago com as Instituições e a Sociedade; 5ª. sessão: As Associações Jacobeas: Desafios do Presente e Orientações do Futuro. Para cada sessão tinha um moderador e cinco relatores. Perguntas e respostas ao final de cada sessão.

Constou ainda na programação um coquetel de abertura; uma exposição dos trabalhos aberta ao público tornou mais conhecida o dia a dia das Associações que aproveitaram a todo tempo trocar materiais entre si; um convite para a visita a exposição São Francisco e o seu Tempo; uma visita guiada na exposição “Camino. A Orixe”; visita guiada a Cidade da Cultura; caminhada do Monte do Gozo a Santiago; ceia temática Caminho de Santiago e Missa de encerramento na Catedral com palavras do padre sobre a peregrinação ao Caminho de Santiago, a experiência das Associações e a dimensão espiritual e secular do Caminho. Ao final da missa, o turíbulo gigante, o enigmático Botafumero deixou a Catedral impregnada com o cheiro de incenso, emocionando os peregrinos há centenas de anos.

A importância da pesquisa sobre o Caminho e a peregrinação desde muitos anos teve a contribuição das Associações que sinalizaram milhares de quilômetros, recuperando velhos caminhos e abrindo novas rotas. Os albergues para acolhida de peregrinos foi uma das expressões do movimento associativo que deu impulso no Caminho, bem como o trabalho dos hospitaleiros voluntários. Os itinerários nos meios de comunicação, livros, revistas, redes sociais divulgam a todo o momento o Caminho. A revalorização, a conservação das rotas, o patrimônio, a natureza, o legado espiritual forma este fenômeno único no mundo.

As Associações são espaços para encontros de associados para informações sobre o Caminho no mais amplo sentido. As orientações de futuro das Associações e do Caminho envolvem a melhoria do espaço físico, meio ambiente, patrimônio histórico, substituir rotas perigosas, retornar caminhos tradicionais, a unidade na sinalização com as setas amarelas e, em especial, a espiritualidade do Caminho.

Foi destacada a relevância da acolhida na Catedral de Santiago cujo sepulcro do Apóstolo é a meta do Caminho. Hoje, na Catedral nas missas do peregrino das 12h e 19h 30m, já tem lugar reservado para o peregrino que apresentar sua Credencial, bem como o Encontro após a segunda missa para que o peregrino apresente suas vivências no Caminho.
Importante conhecer a diferença entre turismo e peregrinação, respeitando a especial natureza do peregrino, especialmente, o peregrino que faz longas distâncias. Um desafio do presente é conseguir mudanças, especialmente, a integração do jovem. O futuro é fascinante. Em pleno século XXI o espírito jacobeu está mais vivo do que nunca e as Associações de Amigos do Caminho seguem impulsionando a peregrinação e seus valores universais de amizade, diálogo, entendimento mútuo, fraternidade, solidariedade e hospitalidade ao peregrino.

Santiago de Compostela, a cidade que acolhe na Catedral os restos mortais do Apóstolo Tiago e local onde os peregrinos confirmam a intenção do abraço no Apóstolo foi o espaço emblemático para aproximar as Associações de todos os continentes e, certamente, mais Encontros Mundiais vão acontecer de tempos em tempos neste espaço tão significativo, onde há mais de mil anos acorrem peregrinos do mundo inteiro.


Fotos: Catarina Maria Rüdiger

Vídeo do Botafumeiro em Missa na Catedral de Santiago:

Participantes do encontro cantando Hino de Santiago:

Ultréia significa ir mais adiante, caminhar mais além com entusiasmo. Foi inicialmente empregada nos primórdios para se preparar para as longas peregrinações e uma das palavras de encorajamento era Ultréia.

Detalhes do Evento