ACACSC no II Encontro Mundial de Associações – Catarina Maria Rüdiger

Nos Encontros Mundiais de Associações, na cidade de Santiago de Compostela, capital da Galícia, na Espanha, tive a satisfação de representar nossa Associação em junho de 2015 e em outubro de 2023. Eventos internacionais que tiveram como finalidade conhecer e integrar as Associações que desenvolvem trabalhos em todos os continentes, relacionados à preparação de peregrinos para o Caminho de Santiago de Compostela.

Depois de oito anos do I Encontro ocorreu o II, no período de 19 a 21 de outubro de 2023, cujo tema foi Memória e Futuro. Fui convidada pelo presidente da ACACSC Sérgio Rabelo e convite referendado pela Diretoria, para novamente representar nossa Associação. O Brasil se fez representar pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago, do Rio de Janeiro; Confraria do Glorioso Apóstolo Santiago do Rio de Janeiro; Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela de São Paulo; Associação dos Amigos Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul e Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela.

O II Encontro foi realizado no Parque Monte do Gozo, situado a 5 km do centro de Santiago de Compostela, onde nos hospedamos no albergue São Marcos. Monte do Gozo é assim chamado pelo sentimento de alegria que desperta nos peregrinos já que do alto do monte se avista as torres da Catedral de Santiago.

Após a recepção aos participantes e apresentação das instituições de apoio, o espaço Xacobeo foi habilitado para exibição e troca de materiais das Associações, o que oportunizou a integração dos grupos presentes. Dentre nosso material – livros, revista, folders, cartaz com informações da ACACSC -, o que mais chamou a atenção, foram as credenciais do Caminho da Ilha e do Caminho Brasileiro. Atendendo à solicitação da organização, as Associações levaram o carimbo de sua entidade para carimbar uma credencial especial do evento, para que os participantes levassem para seus países a recordação daquele Encontro.

Na abertura oficial do II Encontro Mundial, recebemos as boas-vindas do presidente da Federação Espanhola de Associações Jacobeas, Jorge Martínez-Cava, coordenador do evento, que anunciou a participação de 130 entidades Jacobeas, de 43 países.               O destaque foi pela ampliação da Federação a nível europeu e mundial, cujas tratativas já estão em andamento para execução antes de 2027, num movimento associativo Xacobeo com a essência peregrina tão necessária para unificar os objetivos.

Três conferências deram o tom acadêmico ao II Encontro Mundial com larga riqueza de detalhes, proferidas por renomados professores universitários espanhóis, dedicados a pesquisas sobre o Caminho. Miguel Taín apresentou o tema “El Santiago del altar de la catedral”, sobre a Iconografia, o Culto e os Ritos da Peregrinação. O tema de Manuel Castiñeiras foi “El Presente eterno: el arte del Camino de Santiago como experiencia milenaria”, sobre a Arte, História e a leitura de símbolos com olhar antropológico na arte do Caminho de Santiago como experiência milenar. A terceira conferência foi de Manuel Castiñeiras, que tratou sobre o fenômeno Xacobeo, com dados de associações, albergues públicos em Galicia e estende seu trabalho a expectativas no caminho.

Nestes três dias, as apresentações foram divididas em mesas representando os diversos continentes do mundo. Em cada mesa, os representantes dos países convidados apresentaram as boas práticas de seus países. Temas abordados pela Espanha: “A Europa Compostela”, “Espanha” e “Patrimônio Cultural”. A Junta de Castela e León apresentou um perfil dos peregrinos. Com relação a característica dos peregrinos: 59,3% são homens. 78,1% tem entre 26 e 65 anos. 64,0% tem curso superior. Quanto à motivação: 61,3% é religiosa ou espiritual; 26,4% é turística e 19,7% é esporte. O Brasil ocupa a 12a posição em número de peregrinos.

Na Holanda foi criado em 2022 o projeto Pilgrimage for Kids, que atende 37 escolas com crianças de 10 a 14 anos e o projeto Santiago Student, para jovens entre 20 e 30 anos, organizado para caminhadas, reuniões e o “Café Santiago”. 169 voluntários participam do projeto.

A Dinamarca apresentou suas atividades peregrinas, cooperação internacional, trabalho de hospitalidade e encontros. E apontou, com imagens, a falta de segurança nas rotas do Caminho e nos albergues por problemas de estrutura em caso de incêndios, sugerindo saídas de emergências e detectores de fumaça.

A Associação da Bretanha, promove a atenção ao peregrino, reabilita caminhos locais e publicações de livros e encontros de convívio entre peregrinos. Tem 25 lugares de informação permanente sobre todos os Caminhos; acolhe o peregrino que regressa e compartilha sua experiência; prepara caminhadas, reuniões e encontros e promove o convívio entre os peregrinos.

A Alemanha, com grande participação no Caminho de Santiago, apresentou o desenvolvimento e a cooperação da Associação Germânica de Peregrinos ao Caminho de Santiago de Compostela. Fazem parte 24 Associações com mais de oito mil membros.

A Associação dos Amigos do Caminho de Santiago da Bélgica apresentou suas jornadas de reflexão pré e pós-peregrinação, desenvolvendo e preparando os aspectos espiritual, psicológico e cultural, através de reflexões tais como: Deus, filosofia, arte, arquitetura, ciência, geografia, diálogo, reencontro, gastronomia, história, natureza, cultura e, esporte.

Participaram ainda representantes da Hungria (O Caminho Húngaro tem mais de 3.400 quilômetros de Santiago de Compostela) e Ucrânia (Caminho Podolico), cujas associações são mais recentes, porém, nestes países está crescendo o culto ao apóstolo Tiago. Como não havia tradição de peregrinação individual iniciaram com a preparação de peregrinos, caminhadas, concursos e exposições fotográficas.

A mesa destinada à América teve representantes da Argentina, México, Uruguai e Brasil. O Brasil foi representado pela Associação do Rio Grande do Sul, que se restringiu a suas próprias atividades. Nada foi dito sobre as demais Associações brasileiras, seus caminhos ou sobre os Encontros Nacionais bianuais. Argentina, Uruguai e México apresentaram como preparam seus peregrinos e difundem o sentido espiritual do Caminho e seus próprios caminhos locais.

Os Estados Unidos da América do Norte iniciaram, em 2002, as atividades de uma junta diretiva que atende 58 Estados. Sua visão é “Inspirar a todos os que buscam o espírito do Caminho a conectar-se com a comunidade global de peregrinos”. Realizam caminhadas, tertúlias, leituras de livros e preparação de hospitaleiros (Mais de 450 de seus associados já serviram nos albergues do Caminho).

Um fator de enriquecimento relevante foi o impacto global que o fenómeno Xacobeo tem experimentado e, dentro deste, a atração que provoca na Ásia. Taiwan apresentou sua Associação Internacional como uma organização de bem-estar público para se usufruir a geografia humana, a arquitetura, a arte religiosa e a cultura da peregrinação medieval do Caminho de Santiago, com o propósito de integrar a perspectiva histórica e a cultura religiosa, melhorando a compreensão do espírito humano, a experiência espiritual e a investigação sobre conceitos culturais de peregrinação. Coreanos e japoneses são conhecidos nesta rota de peregrinação, mas nos últimos anos, começou também a haver um número significativo de cidadãos chineses que se dirigem a Compostela. A Associação dos Amigos do Caminho de Santiago na China foi fundada em 2019 e tem apoiado diversas iniciativas. Na ilha de Formosa, após vários anos de preparação, foi criada a Associação Internacional de Intercâmbio Cultural do Caminho, que, ao contrário das restantes entidades do continente chinês, tem um perfil marcadamente religioso.

Representantes da Catedral de Santiago e do convento albergue de San Francisco entraram na dimensão espiritual da peregrinação. As missas do peregrino são o ponto alto e complementam a peregrinação. A Igreja aberta aos peregrinos tem a tradição cristã católica, que convive com o patrimônio histórico, artístico, religioso e cultural.    A Igreja está orgulhosa por preservar este patrimônio mundial, valorizar e iluminar o Caminho de Santiago e consideram que para cumprir a meta é necessário chegar à Catedral e ao sepulcro do apóstolo.

Da mesa de Hospitalidade participaram representantes da Croácia, Estônia, Espanha e Porto Rico. Apresentaram suas experiências no dia a dia dos caminhos realizados em cada albergue em que tiveram acolhida.

Irene García-Inés Aguado, do albergue Ave Fênix, apresentou o Plan de Revalorizacón Sociocultural de la essencia del Camino de Santiago, com o objetivo de desenvolver um trabalho de mediação e intervenção artística comunitária no Caminho para fazer frente à perda paulatina da sua essência sociocultural. Dentre as atividades destacou: jornadas culturais, espaços de arte e eventos, programa de gastronomia tradicional, produtos ecológicos, proteção à acolhida tradicional nos albergues.

Houve, também, apresentações institucionais da Guarda Civil (Programa de Seguridad jacobea), Correio (Serviços especializados em peregrinação) e Instituto Geográfico Nacional (Mapas e roteiros do Caminho) sobre os respectivos apoios aos peregrinos. O Institut Recherche Jacquaire apresentou o filme Le Chemin de St Jacques, um documentário de 1952, da peregrinação francesa pela Espanha.

Foram entregues, pela Federación Española de Asociaciones de Amigos del Camino de Santiago, os prêmios da quinta edição Pentafinium nas modalidades: Literatura, Belas Artes, Albergue, ‘Una Vida’, e à Guarda Civil, pelo Programa de Seguridad jacobea.

Assim como na primeira noite houve um coquetel de boas-vindas, que proporcionou novos encontros com peregrinos e amigos de diversas partes do mundo, no final um jantar de confraternização proporcionou bons momentos aos peregrinos. Não faltou a tradicional queimada, bebida típica da Galícia, com todo o ritual que inclui uma oração durante seu preparo.

No último dia do Encontro, os participantes foram à Catedral de Santiago para a Missa do Peregrino. Ao ouvir o som do órgão, o hino ao Apóstolo, as mensagens do celebrante e o pendular do Botafumeiro, foi evidente a emoção de todos. Naquele momento, meu desejo foi de que o aroma exalado do incenso purifique os peregrinos e que seus caminhos sejam repletos de saúde e paz e que o Caminho de Santiago, esta joia da humanidade, se estenda a outros países e estimule cada vez mais o espírito peregrino, reforçando laços de amizade e solidariedade para um mundo melhor.