XII Caminho da Ilha

O Caminho da Ilha é uma excelente opção para quem gosta de caminhadas longas. Bem estruturado pela ACACSC – tanto no que diz respeito aos trajetos diários, quanto às pousadas e aos serviços de apoio – já atingiu sua 12ª edição, realizada de 23 a 30 de novembro.

Desde o jantar da véspera, os 50 caminhantes estavam animados com o evento. Dezenove deles de Santa Catarina, dezoito do Rio Grande do Sul, cinco de São Paulo, três do Paraná, três de Minas Gerais e dois do Rio Grande do Norte. Este total foi dividido em dois grupos, cada qual liderado por dois guias experientes, que caminharam em direções opostas, conforme opção no ato de inscrição.

Dadas as boas-vindas, seguiram-se a apresentação dos guias, as orientações sobre a caminhada e uma mini palestra sobre o Caminho de Santiago de Compostela, uma vez que o Caminho da Ilha é uma forma de preparo para os peregrinos do Caminho de Santiago.

A todos foi entregue uma sacola contendo livro e folheto sobre o Caminho de Santiago, boton, chapéu, camiseta, credencial e folheto sobre o Caminho da Ilha, além de material turístico do estado de Santa Catarina.

Finalmente, o dia do início da caminhada. Reunidos em torno da Figueira da Praça XV de Novembro, em frente à Catedral, os participantes dos dois grupos – um iniciando em direção Norte e outro em direção Sul – fizeram uma oração e despediram-se desejando um ao outro uma boa caminhada.

No primeiro dia, ambos os grupos caminham por trajetos urbanos, aquecendo-se e disciplinando-se para os trajetos de praias, costões e matas que, embora mais difíceis, são os mais belos e desafiadores. Com intervalos para descanso e reagrupamento, os caminhantes chegavam ao merecido descanso nas pousadas plenos de satisfação.

A todo início dos oitos dias de caminhadas, o guia principal de cada grupo orientava sobre o trecho e conduzia exercícios físicos de aquecimento. Seguia-se um momento cultural sobre a região percorrida e uma oração.

Por caminharem em sentidos contrários, os grupos encontram-se na quarta tarde, na praia do Campeche, quando ocorre uma celebração, desta vez consolidada por uma bela meditação e fraternos abraços entre os caminhantes.

No oitavo dia, ao final da caminhada, os dois grupos voltaram a encontrar-se na sede da ACACSC para um almoço festivo para o encerramento das atividades e entrega de certificados de término do Caminho da Ilha que, assim como a credencial, trazem aos caminhantes a lembrança do Caminho de Santiago de Compostela.

Com emocionadas despedidas, os participantes iniciaram o retorno aos seus lares e a sua família e amigos, repletos de experiências humanas e culturais, muitas histórias para contar e fotos para compartilhar.

Valeu!


Fotos: Catarina Rüdiger


Fotos: Ruth Hickel de Carvalho