Caminhada em 16/06/2012

REDESCOBRINDO A ILHA DA MAGIA

CAMINHADA PELAS TRILHAS E PRAIAS (CAIEIRA DA BARRA DO SUL – NAUFRAGADOS – PASTINHO – SAQUINHO – SOLIDÃO – AÇORES E PÂNTANO DO SUL)

A ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DOS AMIGOS DO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA – ACACSC , convida os associados e amigos para mais uma caminhada, com objetivo de redescobrir a Ilha da Magia, percorrendo mais alguns lugares encantadores existentes nesse ”pedacinho de terra”.

DATA/HORA/PONTO DE ENCONTRO: 16/Jun/2012 às 09:00 horas, na Caieira da Barra do Sul

COMO CHEGAR:

  1. De condução própria: Deixar o veículo estacionado no TIRIO (Terminal de Integração do Rio Tavares), em seguida embarcar no ônibus “CAIEIRA DA BARRA DO SUL (561), as 07:45 horas e desembarcar na última Parada de ônibus, na Rua Baldicero Filomeno.
  2. De ônibus: No TICEN embarcar no ônibus RIO TAVARES – DIRETO (410) ou RIO TAVARES (430) até as 07:00 horas que chegará em tempo hábil para conexão no TIRIO, onde deverá embarcar no ônibus “CAIEIRA DA BARRA DO SUL(561) as 07:45 horas e descer na última parada de ônibus na Rua Baldicero Filomeno.

DESCRIÇÃO DO TRAJETO:
Distância: 15 km (aprox.)
Grau de dificuldade: Muito difícil

Aguardaremos a chegada do ônibus “CAIEIRA DA BARRA DO SUL (561)” procedente do TIRIO. Por volta das 09:00 horas iniciaremos a caminhada, precedida de oração de agradecimento, apresentação dos participantes, saudação do representante da ACACSC, recomendações sobre os procedimentos na trilha e esclarecimentos sobre o trajeto e exercícios de alongamento.

A caminhada se desenvolverá em quatro etapas:

  1. Primeira etapa inicia-se na proximidade do local do desembarque de ônibus, por uma trilha que nos levará até o mirante onde estão instalados três peças de artilharia (canhão), onde pode-se contemplar a praia dos Naufragados. Em seguida iremos até o Farol, por onde poderemos avistar a Ponta do Papagaio com suas ruínas históricas. Prosseguindo alcançaremos um mirante natural, onde podemos avistar o canal que separa a “Ilha da Magia” do continente, prosseguindo a caminhada, chegaremos a Praia dos Naufragados. Nessa praia há dois restaurantes, onde poderemos realizar nosso primeiro lanche coletivo.
  2. Segunda etapa inicia-se após o lanche prosseguindo pela trilha até o local conhecido como “PASTINHO”. Ali faremos a segunda parada.
  3. Terceira etapa – Prosseguindo a caminhada, iremos até o local conhecido como “SAQUINHO”, no Bar do Quirino faremos a nossa terceira e última parada.
  4. Quarta etapa – Prosseguindo, agora pela trilha calçada, chegaremos a SOLIDÃO, atravessaremos um pequeno costão para chegar a AÇORES e pela praia chegaremos a Pântano do sul, por volta das 16:00 horas

ALMOÇO: Por conta de cada um, num dos restaurantes do local (a combinar).

RETORNO: De ônibus até o TIRIO, onde poderá realizar conexões para diversos destinos ou apanhar o veículo lá estacionado.

RECOMENDAÇÕES:

  1. Calçar tênis/botas apropriados para TRILHAS devido as condições adversas do terreno;
  2. Estar trajado de calça comprida, devido a vegetação existente no local. É aconselhável o uso do cajado/bastão de caminhada.
  3. Levar: lanche (reforçado), água, frutas, guloseimas, protetor solar, repelente, dinheiro p/almoço e passagens de ônibus.

OBSERVAÇÕES:

  1. A proposta da ACACSC é caminhada coletiva, vamos iniciar e terminar a caminhada juntos.
  2. Ao término da caminhada, os que não pretendem participar do almoço, antes de se retirar do local devem avisar ao guia.
  3. Em caso de mau tempo a caminhada poderá ser cancelada. O guia estará no ponto de encontro e juntamente com os demais presentes no local será tomada a decisão de cancelar ou não. Quem não quiser, não precisa ir ao ponto de encontro, fica a critério de cada um, de comparecer ou desistir.

CONTATO: Fernando (3244 6585) ou (9629 9534)