Nosso Carnaval

– Bom Jardim da Serra/SC, de 09 a 12 de fevereiro de 2013

Era sábado de carnaval, dia 09 de fevereiro de 2013.

O dia ainda não havia amanhecido no Terminal Urbano Cidade de Florianópolis, taxis e veículos particulares descarregavam pessoas com suas mochilas e seus cajados. Um grande sorriso, um bom dia recheado com abraços e apertos de mãos, colocando seus pertences no ônibus que nos levaria a Bom Jardim da Serra (Aparados da Serra) em busca de felicidade, alegria e paz na exuberante beleza e mística força do lugar.

Saída no horário previsto, o ônibus oferecia bom conforto. BR-101, parada para um café, cidades de Tubarão, Orleans, Lauro Muller e a imponente Serra do Rio do Rastro. Vencemos seus 14 km de ônibus por não haver condições de segurança para percorrê-los a pé devido ao tráfego de veículos no dia de carnaval.

Já no alto da serra foi possível admirar sua exótica beleza. Lá encontramos com nossos guias já com lanches de trilha. Após um café no bar local fomos conduzidos ao Parque Eólico e a reserva das araucárias, abdicando do cânion da Ronda neste dia pela iminência da viração (serração) e a chuva abundante do dia anterior, mas o tempo não foi perdido, caminhamos mais ou menos 14 km e naquela região tudo é muito forte, diferente e bonito.

Chegamos a Pousada Santa Rita à tarde. Quem procura paz é lá que vai encontrar. O Sr. Arantinho, proprietário da pousada, que já fora nosso guia inicial e sua simpática esposa, Sra. Márcia, nos receberam de forma impecável. Já em cada suíte constava impresso em papel, o nome dos ocupantes que fora pré-estabelecido, perfeccionismo muito prático e importante. No salão do bar e refeitório havia 16 potes de bolachas artesanais de diferentes formas e sabores, grostoli ou cueca virada, pão de queijo quentinho e outros quitutes, além de chá, café e leite, gentilezas que nos emocionaram.

Relaxamos e ficamos por lá a toa, conversando , lendo, pensando e admirando e só ficar por lá já vale a pena.

Aproveitamos a hora para pedir com humildade a Santiago, por tempo bom, não que não gostemos de chuva, mas para enxergar distante é preciso tempo bom. Santiago, obviamente passou o pedido para Deus, que sabiamente, dividiu as horas do dia em sol, um pouco nublado, mas muito claro e a tardinha uma chuva para não contrariar as previsões e atender outros pedidos diferentes.

E assim, no domingo visitamos o Cânion da Ronda. O nome vem do fato que os tropeiros faziam ali sua sesteada. Do alto podíamos visualizar a cadeia de montanhas, ao norte até o Morro dos Padres, o mais alto de Santa Catarina, ao sul, o Pico do Montenegro, o mais alto do Rio Grande do Sul, para frente, lá na linha do horizonte as brancas areias do mar azul.

As montanhas vão se desfazendo aos poucos, até chegar ao imenso vale entre os montes e o mar, e nós heróis, que graças a Deus, lá chegamos com nossos pés, nossos olhos, nossos ouvidos, todos nossos sentidos aguçados, nossos pensamentos e pudemos respirar a força emocionante que emana de lugares assim.

Creio que dessa forma e ainda, entre pessoas queridas, é impossível não ter felicidade.

Retornamos à tardinha ao recanto da paz da Pousada Santa Rita, um banho, conversas e ficar por lá. Destacamos a conversa no quiosque, o assunto era as façanhas do Caminho de Santiago de Compostela, já bem a tardinha, quando o sol mergulhava no horizonte, nos reduzimos a apenas cinco pessoas no quiosque e saímos de lá literalmente chorando de emoção e saudades de nosso Caminho de Santiago.

Após o jantar, que é marca registrada de D. Márcia, sempre acompanhada da atenciosa Vanessa, rolou um autêntico baile de carnaval com fantasias diversas, prisioneiro, bruxinha, nega maluca, árabes e beduínos, mascarados e mascaradas, confetes e serpentinas. Com toda a animação, às 11 horas todos dormiam profundamente.

Segunda-feira caminhamos até o Cânion do Funil, uma autêntica escultura da natureza, seus contornos são únicos, o escultor foi sábio, seus encantos pedem tempo para observá-los. Quando respiramos a sua força sentimos crescer em nós a força do amor fraterno, da compreensão, do perdão. Nos despojamos das armas dos pensamentos que ferem e que agridem movidos pela ansiedade, pela pressa, pela desconfiança, olhando aquelas montanhas de rochas tão grandes e fortes que ali estão há milênios em posição de paz e de perdão….

Retornamos ao recanto da paz, Fazenda Sta. Rita e como todas as tardes o café, os biscoitos, o pão de queijo e tudo o mais de bom. Destacamos uma roda de chimarrão no quiosque, com os mais diversos assuntos, enquanto pescadores tentavam a sorte no lago ao lado, outros repousavam na rede ou nos quartos, à noite um jantar indescritível em sua variedade e beleza.

Rolou um novo baile com músicas diversas, vanerão, samba de breque, forró, twist e muitos outros, diversão até às 11 horas.

Terça-feira uma caminhada na própria fazenda entre araucárias, campos, matas e o morrinho do alto da serra com uma visão que parece ser de todo o município de Bom Jardim mostrando vales, rios, cidades, montanhas e entre tudo belas planícies.

Destacamos o meu feliz aniversário, com muito carinho e votos de felicidade por parte de todos inclusive com direito a uma serenata. Fico emocionado ao recordar e agradeço imensamente a todos.
Às 15 horas no confortável ônibus, o retorno a nossos lares felizes e em paz.

Obrigado amigos.

Rudi Zen




Fotos de Catarina Rüdiger:


Fotos de Ana Zen:


Fotos de Arantinho:


Filme: Por André Milioli

Detalhes do Evento