Caminhada Surpresa 2014

De 01 a 04 de maio de 2014.

No dia primeiro de maio saímos de Florianópolis às 06:30h com um grupo de cerca 20 pessoas, todos alegres e pensando onde iríamos; durante a viagem parada para o café da manhã. Antes da chegada em Rancho Queimado descobrimos que este seria o local da Caminhada; passando pelo centro da cidade, o ônibus nos deixou em um ponto onde iniciava uma estrada de terra. Iniciamos a caminhar, deste ponto do município de Rancho Queimado passando pelos distritos de Rancho da Tábua até Rio Bonito, após aproximadamente 5 horas de caminhada, o ônibus estava esperando para nos levar até à Pousada Pinheiral, chegamos em torno das 13:30h, sendo recebidos afetuosamente pelos proprietários o Sr. Dico e Dona Ivete, para almoçar e nos acomodar. Na pousada encontramos o fotógrafo e escritor Philippe Debled que autografou o livro de sua autoria “A outra margem”.

No segundo dia fizemos a caminhada sempre no município de Rancho Queimado: Alto da Boa Vista, Mato Francês e Taquaras, que é o distrito mais famoso aonde se realiza a Festa do Morango.
Conversamos com moradores e encontramos até um touro bravo. Como em todos os dias, início da caminhada com um friozinho gostoso, esquentando com o passar das horas. Muito linda a natureza com muitos pinheirais, flores, plantas frutíferas, principalmente caqui e, grandes plantações de morango, pena agora não ser a época da colheita. Na localidade de Mato Francês, a parada de repouso foi em um barzinho, onde o proprietário já estava com o lanche pronto, pois o Guido já tinha deixado tudo acertado. No jantar à noite teve até um gaiteiro.

No terceiro dia: Pinheiral, Invernadinha e BR 282. Ótima caminhada, muitos pinheiros de araucárias, aliás, em toda a serra tem muitas destas plantas; passamos também em frente ao grande Condomínio Costa da Serra, rodeado pela natureza em um local privilegiado.

No último dia caminhamos em Pinheiral por um bosque até umas grandes araucárias e em seguida fomos ver uma linda cachoeira, dia com muito sol.

Neste grupo, um grande número de pessoas está treinando para em setembro fazer o Caminho de Santiago, em todos os dias o convívio do grupo foi muito harmônico; temos que agradecer ao Guido pelo carinho com que organizou tudo.