Festa Junina 2013

29/06/2013

A movimentação no salão começou cedo. Pela manhã a diretoria e um grupo de associados que se dispôs em colaborar na preparação da festa arregaçou as mangas e não descansou até estar tudo em ordem.

Além dos diretores Rudi, Cirlene e Maurício, estavam presentes os associados Ana Zen, Silvana Pisani, Marihá Salete, Mayalú, Vanisi, Zezé, Armi, Arruda, André, Leônidas e Margarete. Enquanto o pinhão cozinhava, as mesas eram posicionadas, os enfeites eram pendurados, a bebida ia para o gelo e outras providências aconteciam, a Zezé preparava um delicioso almoço para os colaboradores. Saímos de lá já no meio da tarde.

à noite o salão encheu e era só alegria.

O associado Ulisses Patore, sua esposa Bete e a filha Raquel, prepararam uma quirera que foi um grande sucesso e só se via gente voltando para repetir.

O pinhão estava bem cozido e o quentão uma delícia. Havia muitos tipos de doces e ainda tinha pipoca salgada e doce, além da tangerina, nossa mexerica.

O arraial estava repleto de jecas em suas roupas de missa.

FESTA JUNINA, um título moderno para a festa de São João. Fogueira….sem possibilidade, os tempos são outros, mas a tradição permanece e movidos por essa tradição, montamos nossa festa – Junina ou de São João.

O salão caracterizado com capricho pelos caipiras colaboradores, os alimentos tradicionais se fizeram presentes com fartura, para a alegria dos comensais, pipoca, pinhão, rapadura, quentão, amendoim e aquela providencial quirera com costelinha suína. Os associados se fizeram presentes em grande número e levaram seus familiares e amigos o que deixou a festa mais alegre e colorida. As danças se iniciaram ao som de quadrilhas, forró, vanerão e marchinhas. Os avós dançavam com os netos e com os filhos, na santa e pura simplicidade caipira, enquanto serviam-se de todas as doçuras postas a mesa que caracterizava a pura festa da roça, rolavam prosas e risos dando um clima de alegria e felicidade que brotava da simples união de amigos juntos no salão.

Na cozinha os colaboradores preparavam e serviam de tudo, para cada um, com graça e atenção, não deixando de participar das prosas e das danças.

A colaboração é um marco importante para um ambiente participativo que faz tudo acontecer com facilidade e alegria.

Agradecemos muito a presença de todos os participantes e colaboradores.

Um grande abraço peregrino e caipira para todos

ACACSC Mauricio e Rudi


A Catarina registrou tudo conforme pode ser visto nas fotos abaixo:


Fotos: Maria Cirlene Cordioli

Detalhes do Evento