XVII CAMINHO DA ILHA

XVII CAMINHO DA ILHA

No período de 03 a 10 de novembro de 2018, a ACACSC proporcionou aos seus associados e demais interessados, a oportunidade de participar do XVII Caminho da Ilha, contornando a bela e exuberante Ilha de Santa Catarina. Lembrando aos nossos peregrinos, que cada caminhada promovida por nossa Associação, é sempre uma preparação ao Caminho de Santiago de Compostela.

Ao fazer o Caminho da Ilha, percorrendo a Ilha de Santa Catarina, nossos caminhantes puderam apreciar a beleza natural da região, além de degustar a gastronomia local e conviver com a cultura do manezinho.

Dando início a trajetória, foi oferecido na noite anterior à caminhada, um jantar de confraternização para acolhimento dos participantes, que chegaram de diversos estados do Brasil, ansiosos para começar o caminho.

Na manhã do primeiro dia, quarenta e seis  peregrinos se reuniram nas escadarias da Catedral Metropolitana de Florianópolis, para dar inicio ao longo trajeto de quase 200km de caminhada. Estavam divididos em duas turmas, uma com vinte e dois peregrinos seguiu sentido sul/norte, e a outra com vinte e quatro peregrinos seguiu sentido norte/sul. Voltaram a se encontrar no quarto dia, num jantar de confraternização a beira da Lagoa da Conceição, e no último dia, após a conclusão do caminho, num almoço de despedida, quando então cada peregrino retornou a sua cidade de origem

No primeiro momento de cada dia, após o café da manhã e antes de iniciar a caminhada, os peregrinos se reúnem formando um círculo, e de mãos dadas fazem uma oração pedindo a proteção do Divino para a caminhada do dia. É um momento de muita devoção e gratidão por Àquele que todos os dias, nos permite levantar para caminhar.

Fazer o Caminho da Ilha é estar o tempo todo conectado em sintonia com a natureza. De um lado o mar, com a sua tonalidade ora verde, ora azul. Do outro, a mata, com sua exuberância em espécimes que nos causam tanta admiração. E os pássaros? Impossível não admirá-los com seus cantos que acariciam nossos ouvidos…

Pelas andanças passamos por diversas comunidades, lugarejos, vilas, cada uma com suas peculiaridades e seu povo acolhedor. A ilha é mística, folclórica, cheia de estórias… que os moradores gostam de contar para quem de ouvidos atentos ficar.

Nosso trajeto no sentido sul/norte foi do Centro para o Ribeirão da Ilha, Ribeirão da Ilha aos Açores, Açores ao Morro das Pedras, Morro das Pedras a Lagoa da Conceição, Lagoa da Conceição a Barra da Lagoa, Barra da Lagoa aos Ingleses, Ingleses ao Balneário Daniela e Balneário Daniela ao Centro.

Caminho da Ilha… um caminho ímpar em belezas naturais.

Texto: Cida Scotti

Fotografia: Autores diversos

nov/2018